Comissão e Frente de Saúde se reúnem com médico Marcelo Daher para se orientar sobre Covid-19

por orisvaldo — publicado 12/05/2020 18h34, última modificação 12/05/2020 18h34
Comissão e Frente de Saúde se reúnem com médico Marcelo Daher para se orientar sobre Covid-19

Comissão e Frente de Saúde se reúnem com médico Marcelo Daher para se orientar sobre Covid-19

O médico infectologista Marcelo Cecílio Daher esteve na Câmara de Anápolis na tarde desta terça-feira (12.mai) e falou aos vereadores sobre a importância da testagem no processo de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Daher se reuniu com os vereadores que integram a Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social, e a Frente Parlamentar da Saúde.

Participaram da reunião o presidente da Comissão de Saúde, Lélio Alvarenga (PSC); o presidente da Frente Parlamentar da Saúde, Pastor Elias Ferreira (PSD); e os membros, vereadores Américo Ferreira (Progressistas), Professora Geli (PT) e Deusmar Japão (Progressistas).

Há uma necessidade evidente, segundo o infectologista, que o município faça mais testes para que seja detectada a real situação da cidade quanto aos casos de contaminação pelo Coronavírus. Marcelo Daher explicou que, além de realizados em maior número, é necessário que os testes tenham resultados mais rápidos, para que seja conhecida a incidência real.

Segundo o médico, entre os testes disponíveis para o diagnóstico da Covid-19 um dos mais recomendados é o RT-PCR, do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction (reação em cadeia da polimerase com transcriptase reversa). Este teste é considerado ‘padrão-ouro’ no diagnóstico em tempo real, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada (secreções do nariz e garganta).

No caso do RT-PCR a coleta pode ser feita a partir do terceiro dia após o início dos sintomas e até o décimo dia. O teste, com detecção de alta precisão, identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada: internação, isolamento social ou outro procedimento pertinente para o caso em questão. 

REFLEXO
Segundo Marcelo Daher caso a testagem seja menos efetiva, as decisões sobre flexibilização ou restrição carecem de consistência. “Entendemos que é preciso testar mais para saber a realizada. Se a incidência estiver mesmo baixa, pode haver flexibilizações. Quando focamos apenas por internação ou leitos de UTI olhamos o reflexo para trás, no retrovisor. É necessário que seja mais atualizado”, orientou.

O presidente da Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social, Lélio Alvarenga, vê como “valiosa” a colaboração do médico Marcelo Daher à comissão e à Frente Parlamentar da Saúde. “É um profissional experiente, médico infectologista confiável”, ressaltou. O vereador revelou que a partir da reunião todos entenderam a necessidade estratégica do aumento da carga de testes rápidos.

Lélio Alvarenga falou da importância da testagem para os profissionais da saúde, que atuam na linha de frente de tratamento de pessoas contaminadas. “Fomos informados que de início seriam enviados cinco mil testes para cada estado. Depois que chegariam 1,2 mil testes. Esta quantidade é insuficiente”, alertou. Pastor Elias Ferreira disse que Marcelo Daher trouxe esclarecimentos importantes, especialmente sobre os testes.

Professora Geli explicou que o médico infectologista sanou dúvidas em relação às orientações sobre como é a doença, sua propagação e os meios mais eficazes para evitar contaminação. “Como técnico esclareceu essas questões”, disse. A Comissão e a Frente decidiram convidar o secretário municipal de Saúde, Lucas Leite, para que esteja na Câmara para compartilhar com os vereadores a situação atual da produção de testes e de outras questões em relação às estratégias de combate à Covid-19 no município.

registrado em: