Comissão de Urbanismo recebe representantes de telecomunicações e Ministério Público

por Geovana de Bortole publicado 19/11/2021 12h40, última modificação 19/11/2021 16h19
Comissão de Urbanismo recebe representantes de telecomunicações e Ministério Público

Foto: Leandro Lage

O presidente da Comissão de Urbanismo, Transporte, Obras e Serviços, Wederson Lopes (PSC), e os membros João Feitosa (PP) e Policial Federal Suender (PSL) receberam representantes de empresas da área de telecomunicações, Procon e Ministério Público na manhã de sexta-feira (19.nov) para tratar de políticas de regularização da fiação nos postes de energia elétrica do Município de Anápolis.

De acordo com Wederson Lopes, o objetivo do encontro foi discutir maneiras para buscar uma solução para a poluição visual que está instalada na cidade, ocasionada pelo excesso de fios em desuso, e propiciar melhor qualidade para o desenvolvimento dos serviços prestados pelas empresas de telecomunicações.

João Feitosa, autor da lei que foi sancionada em julho de 2020, que determina que a empresa concessionária retire os fios em desuso e desordenados dos postes de energia, ressaltou que o problema precisa ser resolvido, principalmente por conta da periculosidade que pode causar. “A estética conta, mas o perigo é o que pesa mais. Quando o cabo está solto, pode matar uma pessoa degolada. Essa Casa pede a contribuição para que a lei seja aplicada”, comentou.

O maior questionamento por parte dos representantes das empresas é saber como seria resolvida a questão de notificação, já que muitos cabos não são identificados. Outro ponto abordado por eles é sobre a popularização da fibra ótica, com muitas empresas trabalhando com cabos compartilhados, chegando ao limite de suporte.

O promotor público Lucas César Costa Ferreira disse que pretende agendar uma audiência com o Ministério Público, para conhecer as atribuições de ambas as partes. “Moro em Anápolis e o cenário com os fios soltos chamam atenção, pois em outras cidades não é comum. Estou conhecendo sobre essa celeuma, e me parece que são muitos pontos que precisam serem alinhados. Se reduzir nosso debate e atribuir a responsabilidade a companhia elétrica ou aos fornecedores dos cabos, vamos evoluir pouco. É um assunto importante que precisamos de esforços. Temos uma lei, e isso é um avanço”, destacou.

O promotor falou ainda que será necessário fazer um trabalho de identificação de cabos, para poder atribuir a responsabilidade a Enel. “Precisamos pensar como será esse processo de identificação. Sabemos também que existem muitos cabeamentos clandestino. Identificação é extremamente necessário para conseguir executar a lei. Precisamos de um tipo de força tarefa para retirar os cabos que estão em desuso”, comentou.

O vereador Wederson Lopes frisou que a situação está caminhando para a solução. “Vejo que as empresas sérias estão interessadas em resolver o problema. Estamos aqui para atender a população”, concluiu.

Participaram da reunião o representante do Procon, Ariovaldo Pires, e representes das empresas Speed Net, Explorer Net, Net Work, Samissa, TGX, Max Link, Frinseg, I2 Telecom e Mastertink.