Comissão de Saúde visita Maternidade Dr. Adalberto e Hospital Evangélico

por Geovana de Bortole publicado 21/07/2021 15h40, última modificação 23/07/2021 11h38
Comissão de Saúde visita Maternidade Dr. Adalberto e Hospital Evangélico

Foto: Geraldo Fleury

A presidente da Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social, vereadora Dra. Trícia Barreto (MDB), e os membros titulares João da Luz (DEM), Cleide Hilário (Republicanos) e Andreia Rezende (SD) cumpriram agenda em hospitais na manhã desta quarta-feira (21.jul).

A primeira reunião foi realizada na maternidade Dr. Adalberto Pereira da Silva, com o superintendente Antônio Fernandes Júnior. Os vereadores explicaram que muitas pessoas procuram o Poder Legislativo para trazer respostas em relação às questões referentes à Maternidade e precisam de respostas.

O superintendente relatou que atualmente a maternidade possui várias demandas que precisam de atenção. Uma das principais ocorrência é referente a renovação do fomento municipal, que está vencido desde maio. De acordo com Fernandes, os insumos também aumentaram muito e estão com dificuldades para encontrar os produtos.

Outra questão abordada durante o encontro é acerca da reforma do local. O superintendente explicou que existe uma necessidade de renovação de contrato para cessão do terreno para construção de uma nova maternidade e pediu apoio dos vereadores. “Com a pandemia, as obras de reforma que seriam realizadas na maternidade foram paralisadas, pois a verba foi destina para tratamento do coronavírus”, disse Fernandes.

Fernandes contou ainda que precisa de auxílio dos vereadores para acompanhar uma dívida de energia. “Não pagamos a Enel por cerca de 20 anos, e só temos o abastecimento cortado por se tratar de hospital. Queremos renegociar essa dívida, e precisamos de apoio para este diálogo. Pretendemos implantar fonte de energia solar para diminuir os custos, e poder quitar essa dívida”, disse.

Dra. Trícia Barreto afirmou que atualmente a maternidade atende pacientes de baixo risco. “A maternidade precisa do nosso apoio, para que possam receber melhor a população, já que atendem hoje cerca de cinco mil pacientes por mês. Essa nova sede vai ser de grande valia para toda a população”, pontuou.

Em seguida, os vereadores foram ao Hospital Evangélico, onde se reuniram com o conselheiro Ernei Fanstone Pina e a diretora médica Aila Daves Fanstone Pina Vieira, para tratarem sobre as cirurgias eletivas. Os parlamentares contaram que existe uma grande demanda em cirurgias cardiovasculares, e que a população tem cobrado uma solução por conta dos vereadores.   

Dr. Ernei disse que há um problema nacional com cirurgias cardíacas e cardiovasculares. “O hospital está pronto e disponível para realizar os procedimentos, mas precisamos de insumos, que são fornecidos por uma empresa credenciada pelo SUS. A empresa não está abastecendo os hospitais, pois alegam que os preços estão defasados. A tabela SUS é do governo federal. Precisamos buscar uma solução para ter alguma alternativa e resolver essas questões”, explicou.

A presidente da Comissão de Saúde reforçou que cirurgias de emergências estão sendo realizadas pelo Hospital Evangélico. “Estamos sendo cobrados pela população. Foi importante saber que o hospital está pronto, mas que está dependendo do governo federal. A comissão está disposta a tentar encontrar uma solução. As cirurgias eletivas não estão sendo realizadas, mas em caso de emergência, o hospital realiza o atendimento”, finalizou Dra. Trícia.

O vereador João da Luz afirmou que irá articular junto à Enel para parcelamento das contas de energia elétrica da Maternidade Dr. Adalberto. E também contribuir com o projeto de implantação de energia solar sugerido pelo superintendente. “Também firmei compromisso de apoiar a renovação da lei que concede área para construção do novo hospital da maternidade”, ressaltou.