Comissão de Indústria e Frente Parlamentar debatem Parque Tecnológico com membros do Comdefesa

por orisvaldo — publicado 21/10/2019 10h55, última modificação 21/10/2019 13h32
Comissão de Indústria e Frente Parlamentar debatem Parque Tecnológico com membros do Comdefesa

Comissão de Indústria e Frente Parlamentar debatem Parque Tecnológico com membros do Comdefesa

A Frente Parlamentar em Defesa do Parque Tecnológico, criada em junho deste ano pela Câmara de Anápolis, configura-se como referência na mobilização pela participação do poder público no projeto de desenvolvimento tecnológico no município. 

Esta constatação foi evidenciada durante a reunião da Comissão de Agricultura, Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, e da própria Frente Parlamentar, na manhã desta segunda-feira (21.out). O objetivo: traçar metas para concretizar o projeto. 

A reunião foi dirigida pelo presidente da Comissão e da Frente, vereador Teles Júnior (PMN), com presença dos membros, vereadores Elinner Rosa (MDB), Lisieux José Borges (PT) e Alfredo Landim (PT). “Foi um debate produtivo e estimulante para o trabalho”, disse o presidente. 

Os membros do Comitê da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás (Comdefesa), foram representados na reunião por seu presidente, Anastacios Apostolos Dagios, e membros Sóstenes Arruda e Baltazar José dos Santos. O Comdefesa foi criado pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia). 

Para Anastacios Apostolos Dagios a reunião realizada na Câmara de Anápolis foi importante para conclamar o setor público a uma participação mais efetiva no projeto do Parque Tecnológico. “Viemos dizer aos vereadores que esse projeto está bem encaminhado junto ao Ministério da Defesa em Brasília e empresários em Goiás. A perna manca que falta neste projeto é o poder público. O apoio da Câmara é essencial para que tenhamos também apoio do Governo do Estado”, disse o empresário. 

A Frente Parlamentar em Defesa do Parque Tecnológico entende o presidente do Comdefesa, “é um vetor de diálogo nosso com a Câmara”. Segundo ele, a criação da Frente foi um pleito dos empresários ao Poder Legislativo, por meio do vereador Teles Júnior. 

O objetivo da reunião, revelou Teles Júnior, foi alertar para a importância da união de forças em benefício do Parque Tecnológico e, conseqüentemente, do desenvolvimento de Anápolis e do estado de Goiás. Demonstrou preocupação com o anúncio de empresas que estão deixando Anápolis, entre elas a Novo Mundo e a Caramuru. “Estamos na mira dos investimentos do Ministério da Defesa. Se piscarmos o olho, podem não chegar à cidade”, alertou. 

Outro tema debatido na reunião é a destinação do Centro Convenções de Anápolis. Teles Júnior lembrou que a gestão do Centro é debatida desde 2017 e, agora, ao findar mais um ano, a solução não surgiu. “De nossa parte, vamos agir. A Frente Parlamentar é um ato que faz parte desse planejamento”, disse. 

Ficou definido ainda que seja promovida audiência pública no início do mês de novembro, para tratar das questões ligadas ao Parque Tecnológico de Anápolis. São convocados para este debate representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Anápolis, comunidade acadêmica, Acia, Comdefesa, Fieg, entre outros. É possível até que compareça representante do Ministério da Defesa. O presidente da Câmara, vereador Leandro Ribeiro (PTB), sugeriu que a audiência seja realizada no dia 6 de novembro.

HISTÓRICO
A Frente Parlamentar em Defesa do Parque Tecnológico foi criada no dia 3 de junho de 2019, a partir de um requerimento apresentado pelo presidente da Câmara, Leandro Ribeiro (PTB), subscrito por vários outros vereadores. Suas principais finalidades:

     Fomentar e viabilizar a implementação do Parque Tecnológico no município de Anápolis
     Com a implantação do Parque, viabilizar agenda estratégica de desenvolvimento local e regional
     Agregar conhecimento, criatividade e inovação tecnológica
     Diagnosticar e fazer apontamentos ao setor ligado à Fármaco, Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Alimentação da região
     Auxiliar na solução de entraves e gargalos da base tecnológica interna e externa
     Trabalhar para concretizar a Plataforma Logística Multimodal, a participação do Porto Seco Centro-Oeste e o futuro do Aeroporto da Cargas que se encontra com entraves
     Verificar os projetos em execução que se encontram parados
     Mobilizar setores econômicos com o incremento de parcerias entre os setores público e privado
     Impulsionar a perspectiva de industrialização bélica e o Parque Tecnológico das indústrias de defesa e segurança pública do Estado de Goiás

A Frente Parlamentar em Defesa do Parque Tecnológico é constituída pelos vereadores:

     Teles Júnior/PMN (presidente)
     Domingos Paula/PV (vice-presidente)
     Wederson Lopes/PSC (secretário)
     Paulo de Lima/PDT (membro)
     Fernando Paiva/PODEMOS (membro)
     João da Luz/PHS (membro)
     Pedro Mariano/PATRIOTA (membro)
     Mauro Severiano/PSDB (membro)
     Luzimar Silva/PMN (membro)
     Elinner Rosa/MDB (membro)
     Pastor Elias Ferreira/PSDB (membro)

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação)

registrado em: