Comissão de Indústria e Comércio debate sistema de abastecimento de água do Daia

por marcos — publicado 25/02/2021 15h14, última modificação 25/02/2021 15h14
Comissão de Indústria e Comércio debate sistema de abastecimento de água do Daia

Reunião da Caicdet nesta quarta-feira (Foto: Marcos Vieira)

A Comissão de Agricultura, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Caicdet) se reuniu nesta quarta-feira (24.fev) com representantes da Codego e da Saneago para tratar de demandas na estação de tratamento de água (ETA) do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia).

O encontro foi coordenado pelo presidente da Caicdet, Hélio Araújo (PL), com as presenças dos vereadores Lisieux José Borges (PT), Cleide Hilário (Republicanos), Policial Federal Suender (PSL) e Delcimar Fortunato (Avante).

Participaram ainda Marlon Caiado (Codego) e Davi José Araújo Filho (Saneago); e representantes sindicais, Marly Alves Chaveiro (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Anápolis) e Leandro Neves Ferreira (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação).

Hélio Araújo classificou o encontro como positivo e informou que dentre várias pautas que serão trabalhadas pela Caicdet no Daia – visando atender empresas e trabalhadores – a primeira delas diz respeito a erosões que podem comprometer a captação de água. “Provavelmente na próxima segunda-feira [1º.mar] vamos visitar o local”, informou o vereador.

Segundo Hélio Araújo, de antemão a Codego se comprometeu a resolver o problema. Além do abastecimento das empresas do Daia, a ETA do distrito distribui água para outros 14 bairros de Anápolis. Outra questão levantada, prosseguiu o vereador, é a criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Caldas. “Pretendemos nos encontrar com o secretário estadual de Meio Ambiente”, disse.

Sobre a APA, o vereador Lisieux José Borges frisou que é necessário verificar a responsabilidade, se é de Anápolis, Leopoldo de Bulhões ou do próprio Estado de Goiás. “Lembrando que o Rio Caldas nasce aqui em Anápolis, próximo ao Daia, porém percorre mais de 100 quilômetros até chegar no Rio Meia Ponte e de lá segue para região circunvizinha à Capital”.

“Sobre essa pauta sugiro que seria uma situação mais apropriada acionar o Estado e, para isso, buscarmos junto à Codego soluções frente aos órgãos estaduais de meio ambiente, para concluir essa área de proteção ambiental e, posteriormente, uma área também de proteção permanente”, completou o vereador.