Comissão de Direitos Humanos analisa projeto que institui colar de girassol para deficiências ocultas

por Marcos Vieira publicado 25/11/2021 10h50, última modificação 25/11/2021 10h50
Comissão de Direitos Humanos analisa projeto que institui colar de girassol para deficiências ocultas

(Foto: Ismael Vieira)

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania se reuniu, na manhã desta quinta-feira (25.nov), para análise de projeto que institui o uso do colar de girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas.

O encontro, presidido pelo vereador Reamilton Espíndola (Republicanos), teve as presenças de Wederson Lopes (PSC), Frederico Godoy (SD) e Jakson Charles (PSB).

A propositura foi relatada na comissão pelo vereador Wederson, mas acabou tendo um pedido de vistas do próprio autor, Reamilton Espíndola, que informou que fará adequações no texto e devolvê-lo na próxima reunião.

Na justificativa do projeto, é informado que o entendimento é de que pessoas com deficiência oculta são aquelas que não apresentam sinais físicos evidentes, mas incluem dificuldades de aprendizagem, saúde mental, mobilidade, fala, deficiência sensorial. Como exemplos, podem ser citadas: doença de Crohn, transtornos do espectro autista (TEA), síndrome de Tourette, transtornos ligados à demência, fobias extremas, entre outros.