Comenda Henrique Santillo – Câmara entrega sua mais alta honraria a 26 personalidades

por Marcos Vieira publicado 17/12/2021 12h35, última modificação 17/12/2021 12h39
Comenda Henrique Santillo – Câmara entrega sua mais alta honraria a 26 personalidades

(Foto: Ismael Vieira)

A Câmara Municipal de Anápolis realizou sessão solene, na noite de quinta-feira (16.dez), no Teatro São Francisco, para entrega da Comenda Henrique Santillo a 26 personalidades que contribuem com o desenvolvimento da cidade.

A Comenda Henrique Santillo foi instituída por meio da Resolução nº 007, de 20 de abril de 2004, iniciativa do então vereador José Vieira da Silva. Teve aprovação unânime dos vereadores da 14ª legislatura. Apenas em 2020 não foi realizada, devido à pandemia.

A honraria presta uma homenagem ao médico Henrique Santillo, referência política no Brasil, tendo ocupado funções como vereador, prefeito, deputado estadual, senador, governador, ministro da Saúde, secretário da Saúde de Goiás e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE). Morreu em 25 de junho de 2002. A família Santillo foi representada na solenidade pela filha de Henrique, Carla Santillo, conselheira do TCE.

Ao abrir a sessão solene, o presidente Leandro Ribeiro (PP) ressaltou o legado deixado por Henrique Santillo aos goianos e disse do orgulho da Câmara Municipal em levar o nome do político em sua principal honraria. “Henrique mostrou toda a competência de Anápolis em todos os cargos que ocupou, assim como faz hoje o governador Ronaldo Caiado, também anapolino”, afirmou o presidente.

Ao discusar em nome dos colegas, a vereadora Thaís Souza (PP) parabenizou os novos comendadores e destacou o significado que é receber uma comenda que leva o nome de um dos principais estadistas do Brasil.

Em uma breve saudação, o prefeito Roberto Naves (PP) pediu uma salva de palmas aos homenageados e reverenciou o nome de Henrique Santillo como exemplo para os homens públicos de Goiás.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) também expressou a emoção de receber uma comenda, em sua terra natal, que leva o nome de Henrique Santillo, um homem público dedicado a Anápolis.

Caiado aproveitou para reafirmar parcerias com a Câmara Municipal e o Poder Executivo de Anápolis, na busca de ações e obras que contemplem a população.

Comendadores:

Adenilton Coelho de Souza
Formado em tecnólogo em Manutenção Mecânica e em Tecnologia em Gestão Pública. Anapolino, casado e pai de três filhos. Há 12 anos é funcionário da Caoa Montadora de Veículos, é o atual secretário geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Anápolis. Atua na defesa pela luta de melhores condições de trabalho para categoria metalúrgica e trabalhadores.

Adriano Antônio Avelar
Nasceu na antiga Vila Boa, hoje Cidade de Goiás. Casado e tem uma filha. Já foi assessor do ex-deputado federal Sandro Mabel e na sequência, por mérito, se tornou o chefe de gabinete do político. Trabalhou também como assessor do ex-ministro das Cidades, o empresário Alexandre Baldy, hoje presidente do PP em Goiás. Conhecedor dos Municípios goianos disputou e venceu as eleições de 2018 para o cargo de deputado federal com mandato até dezembro de 2022.

Albenzio Antônio Vento Filho
Nascido em Anápolis, é graduado em Engenharia Civil. Trabalhou em obras em diferentes regiões do Brasil, com destaque na construção de estradas, pontes e implantação de loteamentos urbanos. É professor de matemática e física. Neto de Antônio Vento, construtor pioneiro em Anápolis, e filho do médico Albenzio Antônio e da empresária Aleide Maria. Atualmente é diretor de Serviços Urbanos da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes, a CMTT.

Álvaro Otávio Dantas Maia
Natural de Brejo do Cruz (Paraíba). Tem 65 anos 43 anos dedicados a Engenharia Civil. Casado e tem duas filhas. É o responsável pela Castelo Construções e Administração de Obras, empresa que se dedica a obras de infraestrutura como implantação, manutenção e restauração de rodovias com atuação em Goiás e outros Estados brasileiros. É o atual presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, a Acia, e faz parte da diretoria da Federação Indústrias do Estado de Goiás, a Fieg, desde 2009.

Ana Cláudia Pereira
Anapolina, 51 anos. Médica. Fez residência em Goiânia, depois veio trabalhar em Anápolis, sua terra natal, no Hospital Evangélico Goiano e Santa Casa de Misericórdia. Tornou-se sócia da Clínica Clinicore, onde tem consultório há mais de vinte anos. Em 2004 passou no concurso do INSS para perita médica federal, tomou posse em 2005. Atualmente trabalha na parte administrativa da Secretaria Regional de Perícia Médica. Filha de José Maria Pereira e Vanilda Alves Pereira. Casada com Simei Augusto da Silva há 26 anos, mãe de Ana Luíza e Simei Augusto Júnior.

Carla Brant Sebba Roriz
É promotora de Justiça e atua em Anápolis desde 2015. Assumiu a Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher em agosto de 2020, com atuação nas áreas Criminal e de Políticas Públicas. É graduada em Direito pela Universidade Católica de Goiás e entrou no Ministério Público de Goiás em 1999. Já atuou como defensora pública no Tocantins. Sua articulação fortaleceu a rede de proteção à mulher em Anápolis, é responsável pelo projeto Empoderar Acolhendo Mulheres, também realizado na cidade. Carla é casada com João Otávio, com quem tem três filhos.

Celso Candido de Souza

Graduado em Direito, Economa e História. Especialista em Direito Civil e Processo Civil, especialista em Direito Penal e Processo Penal, especialista em Direito Agrário, e atualmente está cursando formação em Filosofia Clássica. Foi Vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Anápolis, Conselheiro Titular da OAB por dois triênios, professor na Faculdade de Direito de Anápolis por mais de 30 anos, nas cadeiras de: Economia Política, Direito Internacional, Direito Civil, Processo Civil, Prática de Processo e Direito Comercial.

Daiene Holanda Ferreira
Atualmente é Subcomandante do 28º Batalhão de Polícia Militar e Comandante da Maria da Penha em Anápolis. Já exerceu diversas funções no 28º Batalhão da Polícia Militar. Tem curso de formação de Oficiais, graduação em Direito, pós graduação em Ciências Criminais, Direito Público e Metodologia de Ensino Superior. Recebeu medalhas de condecorações da polícia militar, a Comenda Gomes de Souza Ramos, diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Goiânia e Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Anápolis.

Dídimo de Oliveira Costa
Natural de Planaltina, Goiás, reside em Anápolis desde 1957. É casado com a senhora Antônia Aparecida, com quem tem duas filhas, que lhes deram três netos. Estudou em escolas e colégios tradicionais da cidade, até chegar ao curso superior de Direito, na conceituada Fada, se formando em 1978. Doutor Dídimo foi comerciante ao lado do pai, professor de educação física e professor titular da Faculdade de Direito de Anápolis. É presbítero da 4ª Igreja Presbiteriana de Anápolis. Ocupou cargos na OAB Goiás e OAB Anápolis. Há mais de 40 anos no exercício da advocacia, já atendeu centenas de clientes e segue trabalhando em seu escritório, hoje no Bairro Jundiaí.

Edson Geraldo Garcia
Natural de Cristais Paulista (SP), 79 anos. Veio para Anápolis em 1956, com 14 anos de idade. Graduado em Direito e Letras. Já atuou como presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio de Goiás, diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, e conselheiro da Superintendência para o Desenvolvimento do Centro-Oeste e da Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia. Trabalhou pela fundação do Sindicato dos Empregados no Comércio de Anápolis, atualmente é seu presidente. Faz parte da diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio e é terceiro secretário da Força Sindical Nacional.

Eugênio Barbosa Lourenço Dias
Anapolino, 62 anos. Advogado criminal há trinta anos, especialista em Tribunal do Juri e Tribunais Superiores. Foi professor de Química no ensino médio e de pré-vestibulares em vários estados brasileiros por 25 anos. Professor universitário na área de Direito há vinte anos. Filho do advogado Wilson Lourenço Dias, o Zuzu Lourenço (in memoriam) e Maria Zélia Barbosa Lourenço Dias.

Evair Aparecido Paulino
56 anos. Nasceu no distrito de Crisólia, município de Ouro Fino (MG). Foi atleta profissional de futebol. Começou a carreira em 1980 no Guarani de Campinas (SP). Jogou em clubes como Atlético Mineiro, Vasco (campeão brasileiro de 1997), São Paulo (campeão paulista em 2000), no futebol japonês e italiano, e por duas vezes no Goiás. É ídolo do Palmeiras, onde marcou 126 gols e conquistou os títulos de campeão paulista duas vezes, campeão brasileiro duas vezes, e das Libertadores da América em 1999. Pela seleção foi medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de Indianápolis, em 1987. Integrou a seleção principal de 1989 a 1993. Entre outros clubes, foi treinador do Vila Nova, Crac de Catalão, Itumbiara e do Anápolis Futebol Clube. Todo ano realiza em Anápolis o futebol solidário para arrecadar mantimentos para famílias carentes.

Geraldo Pereira Braga
Diretor a Acia, Diretor da CDL e Diretor da Braga Empreendimentos. Membro do Rotary Clube. Em 1979 entrou para o ramo imobiliário, fez vários loteamentos e condomínios no município de Anápolis, entre eles Condomínio Vale dos Pássaros, Setor Sul, Vivian Parque, Residencial Victor Braga, residencial Geovanni Braga, residencial Mônica Braga, e vários outros loteamentos, correspondendo a cerca de 10 mil lotes vendidos em Anápolis. Tem parceria para construção de apartamentos com a Construtora Realiza para construção de 480 apartamentos.

José Mário Schreiner
Deputado federal filiado ao Democratas com mandato entre os anos de 2019 a 2022. Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG). Presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). É Produtor Rural. Entre as condecorações recebidas está a Comenda da Órdem do Mérito Anhanguera, Medalha do Mérito do Agronegócio Otávio Lage de Siqueira, e a Medalha Amigos dos Policiais do Estado de Goiás. Também tem o título de Cidadania anapolina e de outros municípios goianos.

Jossele Clauber César
Anapolino. Pastor. Vice-presidente da Assembleia de Deus Anápolis. Formado em Teologia pelo Instituto Bíblico de Anápolis; mestrado em Teologia Bíblica pelo Setecebe Anápolis e bacharel em Direito pela Faculdade Anhanguera de Anápolis. Filho do pastor José Clarimundo César e Maria Odete César. Casado com Karla Lopes, pai de quatro filhos.

Karim Nicolas Kozak
Nascido em Anápolis, filho de imigrantes pioneiros da colônia árabe, é empresário do ramo imobiliário e corretor de imóveis. Atualmente preside a Associação das Imobiliárias de Anápolis e também a Associação dos Homens de Negócios do Evangelho Pleno. Faz parte da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, a Acia. É membro do Comcidade e congrega na Igreja Batista Central de Anápolis. Casado com Simone, é pai de duas filhas.

Lídia Coelho Magalhães Lima
Natural de Jussara (Goiás), casada e tem dois filhos. Formada em Farmácia e Bioquímica, tem especialização em Bioquímica e pós-graduação em Farmácia Magistral. É a atual diretora executiva da Rádio Imprensa de Anápolis e diretora para assuntos de convênios da Acia.
Entre as atividades religiosas exerce a liderança de grupos de Jovens e Adolescentes e é Professora de Escola Dominical. Na Rádio Imprensa gerenciou a migração da frequência AM para FM da emissora, coordena campanhas publicitárias da rádio com destaque para ações voltadas às mulheres, é Diaconisa na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira e participa como membro da Associação Beneficente Irmãs Dorcas que assiste cerca de 450 crianças.

Luís Cláudio da Fonseca Bragança Pinheiro
Brigadeiro do Ar da Reserva da Força Aérea Brasileira, com experiência na área da Administração Pública, Bacharel em Ciências Aeronáuticas e Bacharel em Administração com ênfase em Administração Pública pela Academia da Força Aérea. Doutor em Ciências Navais e Mestre em Ciências Aeroespaciais. Na carreira militar, foi Agente Diretor e Ordenador de Despesas. Atuou como Diretor de Administração do Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação. Foi Comandante de Aeronáutica e Subcomandante da Base Aérea de Anápolis, sendo responsável pelas diretrizes administrativas da Base e de suas Unidades.

Marli Eterna de Oliveira
Formada em Pedagogia e Direito, é assessora jurídica da Câmara Municipal de Anápolis. Foi professora da Secretaria de Estado da Educação entre 1986 e 2013; da Fundação Universidade de Brasília, em 2007; e da Universidade Estadual de Goiás, em 2003. Também atua como advogada. É pós-graduada em Prática Trabalhista e Previdenciária.

Paulo Henrique Rodrigues Pedro
Anapolino. Advogado. Superintendente Executivo de Varejo da Caixa Econômica Federal, responsável pelas unidades Anápolis, Abadiânia e Alexânia. Tem MBA em Gestão empresarial (2019), Mestrado em Meio Ambiente (2012), formado em Direito pela UFG (2006) e é graduando em Ciências Econômicas pela UEG (2019 a 2024). Milita na atividade rural, granja de integração. Foi professor do curso de Direito da Fama entre 2010 e 2012. Exerceu a advocacia entre os anos de 2008 e 2010 e foi membro da Comissão de Direto do Consumidor da OAB Anápolis.

Roberson Guimarães
Anapolino, 52 anos. Médico. Fez residência em Ginecologia e Mastologia na Universidade de São Paulo. Perito Médico Legista da Secretaria de Segurança Pública e Justiça do Estado de Goiás desde 1999. Médico Titular do Serviço de Mastologia da Unidade Oncológica de Anápolis desde 1998. Professor Associado do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UniEvangélica. Foi secretário Municipal de Saúde de Anápolis no biênio 2010-2011. Filho de Rosival e Jordina. Casado com Moema Ribeiro Guimarães há 29 anos. Pai de Luiza e Henrique.

Ronaldo Caiado
Anapolino, 72 anos. Médico há 47 anos, especialista em cirurgia da coluna. Foi assistente estrangeiro da Universidade de Paris, na França. Foi professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e em outros hospitais no Rio de Janeiro e Bahia. É produtor rural. Criou e já presidiu a União Democrática Ruralista. Em 1990 foi eleito deputado federal. Ao todo cumpriu cinco mandatos. Em 2014 foi eleito senador. Em 2018 elegeu-se governador no primeiro turno. Filho de Edenval Ramos Caiado e Maria Xavier Caiado. Casado com Gracinha Caiado. Tem quatro filhos: Anna Vitória, Marcela, Maria e Ronaldo Filho.

Sérgio Fernandes de Moraes
Advogado e pós-graduado em Direito Imobiliário, estando há 30 anos no mercado jurídico da Comarca de Anápolis. Tem assistido de perto necessidades dos menos favorecidos, prestando relevantes serviços à comunidade mais carente. Ativistas nas causas políticas desde 1982, tendo presidido Partidos Políticos PT do B, atual Avante. Teve trabalhos reconhecidos através da Medalha do Mérito Legislativo “Pedro Ludovico Teixeira”.

Venceslau Bizinoto
Filho de imigrantes italianos. Ainda jovem iniciou trajetória como comerciante. Aos 18 anos foi bancário no Banco Bradesco. Aos 21 anos fundou a loja Bazzar São Sebastião. Hoje tem sete lojas em Anápolis, Goiânia, Goianésia e Aparecida de Goiânia. Também foi produtor rural. Diplomado pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, é membro do Rotary Club há 25 anos (foi presidente e governador assistente por dois mandatos), é diretor do comércio varejista da Associação Comercial e Industrial de Anápolis. Foi diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas em vários mandatos. Também é empreendedor do segmento imobiliário. Casado com Maria das Graças Dias Bizinoto, pai de três filhos. Tem dois netos.

Vivian Naves
Formada em direito e especialista em Direito Civil e Processual Civil. Funcionária de carreira do Banco do Brasil há 18 anos, onde atuou como Escriturária e Assistente de Negócios. Casada com o Prefeito Roberto Naves, com quem tem quatro filhas. Entre suas principais ações como primeira-dama, Vivian idealizou o programa Voluntários de Coração, garantindo assistência às famílias em situação de vulnerabilidade social. Outro programa social de grande alcance idealizado por Vivian é o Natal de Coração, onde descentralizou as comemorações de fim de ano, atendendo mais de 25 mil pessoas por edição.

Washington Cleyber de Oliveira
Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Pará e em Medicina pela Universidade do Estado do Pará. Especialista em Homeopatia e Terapias Interativas, tais como Auriculoterapia, Laserterapia e Ozonioterapia com foco para tratamento para dor. Faz parte do corpo médico da Secretaria de Saúde de Anápolis há 15 anos. Possui em seu histórico a atuação como Médico da Estratégia de Saúde da Família, tendo uma população de cerca de 4 mil pessoas sob sua responsabilidade.

Clique aqui para ver fotos da sessão solene.

registrado em: