Com 13 comissões permanentes, Câmara garante debate mais aprofundado de diferentes áreas

por Marcos Vieira publicado 27/01/2025 15h48, última modificação 27/01/2025 15h48
Com 13 comissões permanentes, Câmara garante debate mais aprofundado de diferentes áreas

Atribuições e regras para composições das comissões estão no Regimento Interno (Foto: Allyne Laís)

A Câmara Municipal de Anápolis tem 13 comissões permanentes, que serão constituídas a partir da primeira sessão ordinária do ano, marcada para 3 de fevereiro. Esses colegiados existem para contribuir na qualidade das leis, analisando os projetos dos vereadores e do Poder Executivo, emitindo pareceres e propondo melhorias.

Cabe também às comissões discutir temas específicos do dia a dia da cidade, promovendo debates com autoridades e especialistas e ajudando na fiscalização do Poder Executivo ou de órgãos que prestam serviços públicos.

De acordo com o Regimento Interno, cada vereador é obrigado a fazer parte de no mínimo três e, no máximo, seis comissões permanentes. A composição de cada uma delas deve assegurar, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos que compõem a legislatura.

Alguns critérios podem ser usados na escolha dos membros: acordo entre a presidente da Câmara e líderes das bancadas; indicação partidária; e votação pelo plenário.

Após a definição dos membros, cada comissão se reúne, sob a presidência do integrante mais idoso, para eleição do presidente e vice-presidente. O Regimento Interno preza pela assiduidade em cada colegiado: a ausência em cinco reuniões consecutivas ou dez alternadas em um ano gera a destituição de um membro de uma comissão.

Responsável por se manifestar sobre todos os projetos, emendas, subemendas e substitutivos em tramitação, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação tem sete membros titulares e sete suplentes. A mesma quantidade de integrantes tem a Comissão de Finanças, Orçamento e Economia. As outras, que analisam o mérito dos projetos, possuem cinco membros cada.

Um projeto de resolução da Mesa Diretora, aprovado nos primeiros dias do ano, realocou temas e criou novas comissões. As novidades são colegiados específicos para Segurança Pública, Direitos da Mulher e Meio Ambiente.

As comissões da Câmara Municipal de Anápolis:

•Constituição, Justiça e Redação

•Finanças, Orçamento e Economia

•Urbanismo, Transporte, Obras e Serviços

•Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia

•Saúde e Assistência Social

•Agricultura, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico e Turismo

•Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania e da Pessoa com Deficiência

•Esportes, Lazer e Juventude

•Direitos do Consumidor

•Direito do Servidor Público e Trabalho

•Segurança Pública

•Direitos da Mulher

•Meio Ambiente e Saneamento

registrado em: