Cleide Hilário repudia casamento infantil: “não é cultura, não é tradição e muito menos amor, isso é violência escancarada”

por Marcos Vieira publicado 11/11/2025 11h59, última modificação 11/11/2025 11h59
Cleide Hilário repudia casamento infantil: “não é cultura, não é tradição e muito menos amor, isso é violência escancarada”

Vereadora Cleide Hilário discursa na tribuna (Foto: Allyne Laís)

A vereadora Cleide Hilário (Republicanos) repudiou o casamento infantil em discurso na tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (11.nov), crime que ainda é comum na sociedade brasileira. “Em pleno século 21, mesmo com o combate acirrado à exploração infantil, ainda nos deparamos com notícias desse tipo de acontecimento”, destacou.  

Cleide frisou que casamento infantil “não é normal e nem pode ser enquadrado como costume”, mas sim um crime. E segundo ela, o IBGE aponta que o país tem 34 mil crianças de até 14 anos de idade vivendo em união estável. “Isso não é cultura, não é tradição e muito menos amor, isso é violência escancarada”, afirmou.

A vereadora lembrou que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) preconiza que é dever da família, sociedade e poder público assegurar os direitos das crianças e adolescentes. Além disso, o Código Civil proíbe casamento de menores de 16 anos desde 2019. “Quem defende, defende o indefensável”, completou.

“Eu não aceito e repudio esse tipo de situação. Criança tem que brincar, estudar e ter seus direitos garantidos. E nós devemos apoiar e assegurar esses direitos”, finalizou Cleide.

registrado em: ,