Cleide Hilário promove ação de orientação sobre combate ao suicídio, no contexto do programa ‘Setembro Amarelo’

por Orisvaldo Pires publicado 24/09/2021 12h35, última modificação 24/09/2021 17h45
Na manhã desta sexta-feira (24.set) a vereadora Cleide Hilário (Republicanos), segunda secretária da Mesa Diretora e titular da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara de Anápolis, com apoio de sua equipe e voluntários, coordenou panfletagem no cruzamento das avenidas Goiás e Brasil, para conscientizar as pessoas sobre a campanha ‘Setembro Amarelo’.
Cleide Hilário promove ação de orientação sobre combate ao suicídio, no contexto do programa ‘Setembro Amarelo’

Cleide Hilário promove ação de orientação sobre combate ao suicídio, no contexto do programa ‘Setembro Amarelo’

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organizam desde 2014, no âmbito nacional, a campanha Setembro Amarelo, que desperta atenção da sociedade sobre a importância da prevenção ao suicídio. Essas entidades informam que todos os anos são registrados mais de 13 mil suicídios no Brasil e mais de um milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Cleide Hilário e sua equipe abordaram motoristas, a quem eram passadas informações básicas sobre o tema e entregue um panfleto específico com orientações sobre como as pessoas podem agir diante de um eventual caso concreto. O panfleto explica como identificar sinais de sofrimento em falas informais, ouvir histórias e identificar a desesperança, oferecer apoio e acolher a pessoa que fala de seu sofrimento (sem minimizá-lo ou julgá-lo), ser solidário e incentivar a procurar um profissional especializado.

Cleide Hilário explicou que o objetivo é externar à sociedade a responsabilidade da Câmara Municipal com esta importante questão de saúde e de âmbito social, orientar as pessoas para que saibam como identificar as situações, além de prevenir e trabalhar para reduzir os casos. “Orientamos as pessoas que falar é a melhor solução. E para que aqueles que sofrem com a depressão e a desesperança entendam que não estão sozinhos”, concluiu.

(Foto: Leandro Lage / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)

registrado em: ,