Cleide Hilário frisa campanha de prevenção ao suicídio durante o Setembro Amarelo

por Marcos Vieira publicado 09/09/2025 10h49, última modificação 09/09/2025 10h49
Cleide Hilário frisa campanha de prevenção ao suicídio durante o Setembro Amarelo

Vereadora Cleide Hilário discursa na tribuna (Foto: Allyne Laís)

A vereadora Cleide Hilário (Republicanos) falou na tribuna, na sessão dessa terça-feira (9.set), sobre o Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Ela demonstrou preocupação em relação ao índice de autoextermínio alarmante em todo o país. A causa: a depressão.

“Dados mostram que 5,8% da população sofre de depressão e as mulheres são as que mais passam por isso. É um sofrimento imenso, não aceitação do filho ou da realidade. As maiores incidências estão associadas a fatores hormonais, sociais e psicológicos”, explicou.

Cleide revelou que teve casos na família. “Perdi uma prima de 22 anos para a depressão. Ninguém imaginava que ela fosse se lançar do 10º andar. Recentemente, esse ano, perdi um primo, que por não aguentar problemas, um jovem, saudável, empresário de sucesso, teve problemas nos negócios e não superou a perda financeira. Apesar de todo apoio da família, ele tirou a vida”.

A vereadora ressaltou que o suicídio também atinge de maneira importante a família, que passa a se questionar o que poderia ter feito. “A família fica com essa dor. Eu tive depressão há mais de 30 anos, alguns dizem que é frescura, mas é algo relevante de saúde e precisa da atenção de todos”, comentou.

registrado em: ,