Cleide Hilário discorda de classificação da CID que coloca idosos acima de 60 anos como doentes

por Fernanda Morais publicado 05/10/2021 13h50, última modificação 05/10/2021 13h49
Em discurso na tribuna do plenário, na sessão ordinária desta terça-feira (5.out), a vereadora Cleide Hilário (Republicanos), falou sobre a discussão da Classificação Internacional de Doenças (CID), a CID-11, lançada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que inclui pessoas acima de 60 anos como doentes
Cleide Hilário discorda de classificação da CID que coloca idosos acima de 60 anos como doentes

Foto: Ismael Vieira

A vereadora discorda da discussão e diz que idosos não podem e não devem ser classificados como incapazes ou inválidos.

"Aos 60 anos no Brasil somos considerados idosos. Tudo bem, mas não quer dizer que somos incapazes. Uso o exemplo da minha casa. Mau pai completará 78 anos em outubro. É ativo, dirige, saudável, pratica esportes. E assim como ele, milhares e milhares de idosos vivem plenamente por toda a vida", frisou.

A vereadora lembrou que muitas famílias vivem ao longo do tempo com apoio econômico dos idosos.

"Pais que ajudam filhos e netos por toda a vida. Na última sexta-feira (30.out) realizamos uma audiência pública para discutir o Dia Internacional da Pessoa Idosa que é celebrado em outubro e a conversa foi muito boa", pontuou.

Cleide Hilário divulgou ainda que o Republicanos lançou uma campanha na última semana com lema 'Envelhecer não é adoecer. Velhice não é doença'.

"Precisamos trabalhar, defender e incentivar o envelhecimento saudável. Conscientizar os jovens sobre a busca da qualidade de vida para ter saúde na velhice. Isso sim é discussão válida", concluiu.

registrado em: ,