Cleide Hilário alerta população para risco de incêndios neste período de tempo seco

por Marcos Vieira publicado 14/09/2022 10h59, última modificação 14/09/2022 10h59
Em discurso na tribuna, na sessão desta quarta-feira (14.set), a vereadora Cleide Hilário (Republicanos) chamou a atenção sobre focos de incêndio nesta época do ano, de estiagem prolongada e baixa umidade do ar.
Cleide Hilário alerta população para risco de incêndios neste período de tempo seco

Vereadora Cleide Hilário, do Republicanos (Foto: Ismael Vieira)

Ela disse que normalmente as pessoas reclamam que o poder público não faz sua parte, mas há muitos casos que o cidadão precisa agir. O lixo jogado nas matas pode provocar focos de incêndio.

Cleide citou caso recente, de um senhor que despejou lixo no Central Park e no meio dos detritos havia um foco de incêndio. “Os moradores entraram em ação para evitar que o fogo se alastrasse no parque e também ameaçasse as casas próximas”.

A vereadora citou a lei de crimes ambientais, no seu artigo 41, que informa que provocar incêndio de mata ou floresta, a pena de reclusão é de dois a quatro anos, além de multa. “Infelizmente tem muita gente que não está preocupada se vai ser presa ou prejudicar alguém”, comentou.

“Por isso hoje subimos aqui para falar que tenham cuidado, preservem o meio ambiente, não coloque fogo em lote baldio e no lixo, pois você colocará em risco as pessoas”, disse Cleide, parabenizando os bombeiros “que lutam bravamente nesse período seco e crítico”.

“Temos outra situação: fogo também mata animais, prejudica o habitat natural de bichos importantes para nosso ecossistema”, explicou Cleide.

registrado em: ,