Cleide destaca ação alusiva ao Setembro Amarelo, mês voltado para a prevenção ao suicídio

por Fernanda Morais publicado 21/09/2021 14h50, última modificação 21/09/2021 14h50
Em discurso na tribuna do plenário, na sessão ordinária desta terça-feira (21.set) a vereadora Cleide Hilário (Republicanos) convidou os parlamentares para participarem da recepção aos integrantes do Projeto Help na Câmara Municipal no dia 23 de setembro às 15h.
Cleide destaca ação alusiva ao Setembro Amarelo, mês voltado para a prevenção ao suicídio

Foto: Ismael Vieira

"O grupo faz um trabalho voluntário e gratuito para encorajar e ouvir as pessoas em nossa cidade. O objetivo é somar força ao projeto que trabalha no apoio a pessoas com depressão. Um doença silenciosa que vai tirando a vida dos brasileiros, em sua maioria, jovens. Toda vida importa", pontuou Cleide Hilário.

A reunião na Câmara é alusiva ao Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção ao suicídio em todo mundo.

Na tribuna a vereadora apresentou os seguintes dados:
- Anualmente são registrados mais de 13 mil suicídios no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.
- 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, em primeiro lugar a depressão, seguido do transtorno bipolar e na sequência o abuso de substâncias químicas.

"Os números são reais e tristes. Podemos fazer diferença na vida do outro. Um abraço e saber ouvir são pequenos gestos de atenção que podem ajudar", comentou.

Cleide também lembrou que o Setembro Amarelo também tem objetivo de alertar a população mundial sobre a questão da depressão. "Doença silenciosa que assola todo o mundo", pontuou.

"Em julho, o Fórum Brasileiro e Segurança Brasileira revelou que o número de suicídios no Brasil foi 12.895. Em 2019 foram 12.745 casos. A OMS divulgou que o Brasil era o País mais ansioso do mundo antes da pandemia e tem a maior incidência de depressão da América Latina. Vamos juntos pensar, discutir e montar uma rede de apoio. Muita gente precisa desse suporte", concluiu.

registrado em: ,