Capitã Elizete propõe a criação do Dia Municipal do Músico Militar e Programa Municipal de Fiscalização Integrada de Imóveis Abandonados
A vereadora Capitã Elizete (PRD) apresentou na tribuna, na sessão ordinária desta segunda-feira (1º.dez), duas proposituras de sua autoria que chegam ao plenário Teotônio Vilela para votação.
A primeira trata da criação do Dia Municipal do Músico Militar, a ser celebrado anualmente em 22 de novembro. “A iniciativa busca homenagear e valorizar os músicos militares que, por meio da arte, contribuem para a preservação da cultura, para o fortalecimento dos valores cívicos e para a aproximação entre as instituições militares e a comunidade”, ressaltou a vereadora.
Segundo Elizete, a música militar, tradicionalmente presente em cerimônias oficiais, eventos cívicos e manifestações culturais, “representa disciplina, harmonia e respeito, virtudes que ecoam além das fileiras e inspiram a sociedade civil. Reconhecer publicamente esse legado é fortalecer a identidade cultural e o sentimento de pertencimento da cidade de Anápolis”.
Capitã Elizete também apresentou indicação ao prefeito Márcio Corrêa (PL) para que seja criado o Programa Municipal de Fiscalização Integrada de Imóveis Abandonados e em Situação de Risco à Segurança Comunitária.
A vereadora considerou algumas questões para sua sugestão de programa: “imóveis abandonados têm sido utilizados como pontos de abrigo improvisado para pessoas em situação de rua sem acompanhamento das políticas de assistência social”.
Capitã Elizete prosseguiu: “esses locais acabam frequentemente associados ao tráfico de drogas, furtos, arrombamentos, violência, exploração de vulneráveis e outros ilícitos que fragilizam a segurança da vizinhança, o que a ausência de intervenção estrutural do poder público coloca em risco a integridade dos moradores próximos, pela possibilidade de incêndios, desabamentos, acúmulo de lixo, focos de doenças e degradação urbana”.