Câmaras de Anápolis e Silvânia apoiam inclusão do Residencial Daiana ao território anapolino

por orisvaldo — publicado 29/05/2020 21h22, última modificação 29/05/2020 21h22
Câmaras de Anápolis e Silvânia apoiam inclusão do Residencial Daiana ao território anapolino

Câmaras de Anápolis e Silvânia apoiam inclusão do Residencial Daiana ao território anapolino

A Câmara Municipal de Anápolis intermediou, na manhã desta sexta-feira (29.mai), em Silvânia (GO), mais uma rodada de negociações em busca da solução do impasse sobre o território onde se encontram os residenciais Daiana 1 e 2.

A reunião foi na Câmara Municipal de Silvânia. O objetivo é acertar entre as Câmaras e Prefeituras de ambos os municípios, a transferência da área onde estão os dois bairros de Silvânia para Anápolis.

O legislativo anapolino foi representado pelos vereadores Pastor Elias Ferreira (PSD), Lélio Alvarenga (PSC), João Feitosa (Progressistas) e Fernando Paiva (PDT).

Pela Câmara de Silvânia participaram o presidente, Pastor Genilton Jorge de Carvalho (PTC); a vice-presidente, Alessandra Macial (PSL); e Leonor Ribeiro Vítor, o Léo Vítor (PHS). E ainda o deputado estadual anapolino, Coronel Adailton Florentino (Progressistas).

O presidente da Câmara de Anápolis, Leandro Ribeiro (Progressistas) participou do encontro pelo viva voz telefônico. Manifestou aos presentes seu empenho, dos demais vereadores e do Legislativo anapolino em fazer com que seja concluída a proposta de transferência do Daiana para o município de Anápolis. 

DIVISA
Entre as deliberações dos presentes a cobrança imediata para que o Instituto Mauro Borges apresente as reais divisas entre os municípios de Anápolis, Silvânia e Gameleira.

Em seguida, as Câmaras Municipais de ambos os municípios votam a proposta de divisão, pela qual Silvânia cede para Anápolis o território onde estão os residenciais.

Na sequências as Prefeituras oficializam as documentações. Na Assembleia Legislativa será apresentado projeto de lei com sugestão para que os municípios oficializem a concordância com a modificação.

Pastor Elias Ferreira revelou que as Câmaras e as Prefeituras de Anápolis e Silvânia já se manifestaram favoráveis à mudança. Segundo ele, os respectivos prefeitos, Roberto Naves (Progressistas) e José da Silva Faleiro (PSDB), devem se encontrar em breve para tratar do assunto.

Coronel Adailton Florentino reconheceu a mobilização da Câmara de Anápolis com objetivo de resolver esta demanda. Assim como o interesse do Legislativo de Silvânia e a aquiescência dos prefeitos de ambos os municípios.

Segundo ele a Assembleia Legislativa de Goiás vai disponibilizar a logística necessária para que os técnicos do Instituto Mauro Borges se desloquem à divisa dos municípios, para analisar a nova delimitação da fronteira entre Anápolis e Silvânia. 

SENSIBILIDADE
Pelo menos nove dos 11 vereadores de Silvânia, segundo o presidente da Câmara Genilton Carvalho, são favoráveis à cessão da área do Daiana para Anápolis. Os outros dois, ressalta, ao entenderem as dificuldades dos moradores daquele setor, “também vão se sensibilizar”.

Para Genilton Carvalho questões como a expansão industrial e possíveis perdas de eleitores de Abadiânia são secundárias. “Temos que olhar a situação das pessoas. Se Silvânia não tem condições de assistir aqueles moradores, que passe para Anápolis”, concluiu.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação; colaborou: Lucivan Machado)

registrado em: