Câmara se mobiliza para cobrar que Estado disponibilize insulina NovoRapid a diabéticos de Anápolis

por Orisvaldo Pires publicado 22/06/2021 10h30, última modificação 22/06/2021 10h34
Câmara se mobiliza para cobrar que Estado disponibilize insulina NovoRapid a diabéticos de Anápolis

Câmara se mobiliza para cobrar que Estado disponibilize insulina NovoRapid a diabéticos de Anápolis

Um grupo de membros da Associação dos Diabéticos de Anápolis se reuniu na manhã desta terça-feira (22.jun) com o presidente da Câmara, vereador Leandro Ribeiro (PP) para solicitar o apoio do Poder Legislativo na recomposição da insulina tipo NovoRapid na farmácia do Estado em Anápolis.

O encontro teve as presenças da presidente da entidade, Wanda Sabino; o próximo presidente, Herbert Melo; e a membro, Larissa Roberta Soares da Silva; além do procurador geral da Câmara, Maurílio Alvin.

Leandro Ribeiro informou ao grupo que de imediato vai buscar audiência com o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, para tratar sobre a falta do medicamento e solicitar a regularização da oferta na Farmácia Juarez Barbosa, que funciona em Anápolis.

Ainda nesta terça-feira, durante a sessão ordinária da Câmara, Leandro Ribeiro aproveitou a oportunidade da visita do deputado federal Rubens Otoni (PT) para prestação de contas de seu mandato, para solicitar o parlamentar anapolino apoio com emendas para viabilizar a construção de um Centro de Triagem dos Diabéticos. Ficou estabelecido que será encaminhada solicitação neste sentido ao deputado por parte da Câmara de Anápolis.

A presidente da entidade, Wanda Sabino informou que a NovoRapid é uma insulina moderna, de ação ultrarrápida. É utilizada para tratar diabetes mellitus em adultos, adolescentes e crianças.

Segundo ela, uma opção interessante sugerida pelo presidente da Câmara é buscar apoio junto ao município para que supra essa falta até que o Estado recomponha seu estoque. Wanda Sabino informou que o município tem uma insulina similar, a Apidra.

Por parte do município de Anápolis o fornecimento de insulina ocorre sem intercorrências. A falta de insumos é registrada no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde. 

registrado em: