Câmara repudia projeto que inclui Anápolis na região metropolitana de Goiânia

por orisvaldo — publicado 11/05/2020 17h18, última modificação 11/05/2020 17h18
Câmara repudia projeto que inclui Anápolis na região metropolitana de Goiânia

Câmara repudia projeto que inclui Anápolis na região metropolitana de Goiânia

A Câmara de Anápolis aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira (11.mai), por unanimidade dos presentes ao plenário, Moção de Repúdio ao projeto de lei de autoria do deputado estadual Alysson Lima (SD), que propõe a inclusão de Anápolis entre os municípios que constituem a Região Metropolitana de Goiânia (RMG).

A indignação de inúmeras autoridades políticas locais que se posicionam contrárias ao projeto, além da ausência de informações precisas sobre que benefícios Anápolis teria ao ser incluída na RMG, está a atitude considera “arbitrária” e “desrespeitosa” do deputado ao não debater antes o assunto com a sociedade anapolina.

O documento será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e também ao deputado Alysson Lima. Em seu conteúdo a nota transcreve a justificativa do deputado para incluir na RMG municípios num raio de 60 quilômetros da capital. E ainda classifica a atitude do parlamentar como desrespeitosa e inoportuna, e que “não representa o sentimento e vontade da comunidade anapolina”.

O autor da Nota de Repúdio (assinada por outros 14 vereadores), Luiz Laceda (PT), vice-presidente da Câmara, disse que sua revolta é com a forma com que o deputado Alysson Lima tratou o assunto, sem consulta à Prefeitura, à Câmara de Anápolis, às entidades e à sociedade em geral. “Chega de Goiânia e quer enfiar as coisas goela abaixo dos anapolinos”, criticou.

O Projeto de Lei Complementar nº 01, de 5 de maio de 2020, foi protocolado na Assembleia Legislativa de Goiás dois dias depois. Nem mesmo os deputados anapolinos – Amilton Filho (SD), Antônio Gomide (PT) e Coronel Adailton Florentino (Progressistas) – foram consultados por Alysson Lima antes de protocolar a matéria.

Assim como Amilton, Gomide e Adailton, que se opuseram à atitude que consideraram “intempestiva”, também os vereadores demonstraram indignação durante a sessão ordinária desta segunda-feira. O presidente da Câmara, Leandro Ribeiro (Progressistas) classificou como “lamentável” a postura de Alysson Lima em não discutir o projeto, “poderia pensar em projetos que beneficiem Anápolis, como a redução do ICMS do óleo diesel que teria efeito no valor da passagem do transporte coletivo”.

INDIGNAÇÃO
Outros dez vereadores se manifestaram sobre o assunto na sessão ordinária:

João Feitosa – “Não conhece Anápolis. Anápolis não é bairro de Goiânia. Faltou respeito à cidade, a esta Casa de Leis e aos deputados anapolinos”

Pastor Elias Ferreira – “Foi infeliz. Aqui em Anápolis tem vereador, população, deputados, para discutir esses assuntos. Os deputados são contra. Também sou”

Jean Carlos – “Muitos eleitores caem no conto das falácias, de pessoas que são seduzidas por alguns que participam de grandes mídias, mas não conhecem cidade”.

Wederson Lopes – “Ele (Alysson de Lima) disse que é inevitável que Anápolis se encontre com Goiânias em alguns anos. Não conhece nem a APA do João Leite, que impede crescimento da cidade para aquela região há muito tempo”

Lélio Alvarenga – “Anápolis não é bairro de Goiânia. O deputado não conhece Anápolis. Não procurou a Câmara, que representa o povo. Projeto bizarro”

Domingos Paula – “Quero pedir para não citarmos mais o nome deste parlamentar. É isso que ele quer. Atingiu o objetivo: deu entrevistas em emissoras, foi citado na sessão da câmara”

Pedro Mariano – “Devia ter vindo aqui e ouvir. Passou por cima de tudo. Faltou respeito. Se quer justificar os votos que obteve aqui, una com outros deputados e traga emendas para saneamento, saúde e infraestrutura”

Professora Geli – “Estou indignada. Esta casa não tomou conhecimento, nem os deputados anapolinos. Que apoiasse a ampliação do Daia e outros problemas que governo deve para a cidade”

Thaís Souza – “Esse deputado não conhece Anápolis. O projeto é bizarro, leviano, inoportuno. Devia se preocupar com projetos relevantes para a cidade”

Lisieux José Borges – “Vejo essa atitude como uma ingerência. Querer legislar na cidade de Anápolis. Projeto pode até ter benefícios. Mas, quais são? O que Anápolis ganha? 

LEIA OS PROJETOS:
Acesse os links abaixo e conheça o que estabelece a lei que criou a Região Metropolitana de Goiânia (RMG) e o projeto de lei do deputado Alysson Lima, que quer incluir Anápolis nesta região. 

Projeto de Lei Complementar nº 01, 05.05.2020 

Lei Complementar nº 139, de 22.01.2018 

Projeto de Lei Complementar nº 139, de 22.01.2018

registrado em: