Câmara reconhece profissionais de cerimonial com entrega de Honra ao Mérito

por Orisvaldo Pires publicado 25/08/2021 11h22, última modificação 25/08/2021 11h22
Câmara reconhece profissionais de cerimonial com entrega de Honra ao Mérito

Câmara reconhece profissionais de cerimonial com entrega de Honra ao Mérito

Um grupo de 18 profissionais cerimonialistas foi homenageado pela Câmara Municipal de Anápolis, em sessão solene realizada na manhã desta quarta-feira (25.ago). A iniciativa é da vereadora Dra. Trícia Barreto (MDB). “O intuito é reconhecer o trabalho desses profissionais, que atuam com eficiência, competência e sensibilidade. Sejam nos eventos internos da Câmara, seja nos eventos diversos que movimentam a cidade”, disse a vereadora.

A solenidade foi presidida pelo vice-presidente do Legislativo, vereador Domingos Paula (PV). E também teve as presenças dos vereadores Wederson Lopes (PSC), Reamilton Espíndola (Republicanos), Andreia Rezende (SD), Lisieux José Borges (PT), Cabo Fred Caixeta (Avante), Delcimar Fortunato (Avante) e Cleide Hilário (Republicanos).

O grupo musical ‘Tom Azul’, representado pelos músicos Jobe, Zago e Marcos, executou o Hino Nacional e o Hino Oficial de Anápolis. Domingos Paula, ao abrir a sessão solene, lembrou que a equipe de Cerimonial da Câmara é quem dá sustentabilidade às ações dos vereadores, “nos auxiliam na tarefa de passar uma mensagem de trabalho e de reconhecimento àqueles que constroem a história da nossa cidade”.

Priscila de Jesus Andrade falou em nome dos homenageados e lembrou das dificuldades que os cerimonialistas enfrentaram no período de pandemia. Tiveram atividades restritas devido os protocolos de segurança, o que, segundo ela, prejudicou o sustento de suas famílias. Disse que a homemagem da Câmara reconhece a importância dos profissionais que, explicou, tiveram que se reinventar, “com resiliência”.

Para a chefe de Cerimonial da Câmara, Carla Godinho, a homenagem do Legislativo, de iniciativa da vereadora Dra. Trícia Barreto com o respaldo de todos os demais vereadores, “é para nós o reconhecimento de que o trabalho é feito com eficiência e que temos participado diretamente para o fortalecimento da Câmara Municipal”. 

FALAS DOS VEREADORES

Wederson Lopes – “Tenho admiração pelos cerimonialistas. Eles atuam nos bastidores para que cada evento dê certo. Neste período de pandemia nós, vereadores, buscamos auxiliar os profissionais, que passaram dificuldades”.

Lisieux José Borges – “Milton Nascimento diz numa música ‘certas canções que ouço me fazem refletir: como não fui eu quem fez?’ Assim estamos agora sobre essa importante homenagem aos cerimonialistas”.

Reamillton Espíndola – “O primeiro milagre de Jesus foi transformar água em vinho. Foi durante um evento, um casamento”.

Andreia Rezende – “São profissionais que atuam com dedicação e competência. A excelência do trabalho institucional da Câmara depende em muito do cerimonial”.

Cabo Fred Caixeta – “Nosso reconhecimento ao cerimonial, responsável para que os eventos sejam bem feitos. Atuam com competência e profissionalismo”.

Cleide Hilário – “A orientação desses profissionais é fundamental para nós. Eles ajudam a realizar sonhos, a alcançar objetivos”. 

HOMENAGEADOS
Carla Ribeiro Godinho
Eliane Fernandes Alves 
Eunice Evangelista Muller de Oliveira
Fernanda Fernandes de Moraes
Geovana Demétrio de Bortole Faria
Henriette Clare de Souza
Lilian Márcia da Silva
Luciano Carvalho da Costa e Silva
Marcos de Carvalho Vieira
Maria de Lourdes Pereira de Morais
Marta Sardinha de Sena
Nezzreel Sardinha de Sena
Orisvaldo Pires da Silva
Priscila de Jesus Andrade
Raquel Maria Evangelista Souza
Vanderli Rosa Campos Guimarães
Weliton Luiz de Oliveira
Yoná Lúcia de Oliveira

O CERIMONIALISTA
A principal função do cerimonialista é organizar e conduzir um evento. Auxilia desde o planejamento e organização até a verificação dos detalhes e condução do cronograma no dia do evento, para que os anfitriões possam aproveitar o momento com tranquilidade. É responsável por agendar reuniões prévias com os contratantes e envolvidos, para definir os detalhes e o cronograma.

No dia do evento o cerimonialista deve cuidar da recepção, administrar o serviço de buffet, orientar o DJ ou banda, verificar a limpeza do local e garantir a disponibilidade e qualidade dos alimentos e bebidas. Para isso, deve gerenciar uma equipe que o ajudará com essas funções.

Também é o responsável pelo cumprimento dos protocolos em ocasiões onde os eventos têm caráter mais formal, como uma formatura, premiação, atividade cultural, política ou religiosa, funeral, inauguração, reunião, congresso ou qualquer outro tipo de cerimônia.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)