Câmara reconhece Grupo Mame Mais, de incentivo ao aleitamento materno, com Moção de Aplauso

por Wellington Borges — publicado 07/08/2025 08h50, última modificação 07/08/2025 08h50
Câmara reconhece Grupo Mame Mais, de incentivo ao aleitamento materno, com Moção de Aplauso

Presidente Andreia Rezende entregou honraria às idealizadoras do grupo (Foto: Lucas Guedes)

A Câmara Municipal de Anápolis entregou, na noite desta quarta-feira (6.ago), moção de aplauso às idealizadoras do Grupo de Apoio Mame Mais Anápolis, que promove incentivo e educação a respeito da amamentação. A iniciativa partiu da presidente da Casa, Andréa Rezende (Avante).  

Ela destacou a necessidade de conscientizar as mães da importância do aleitamento materno. “É o alimento mais rico que existe no mundo. Mas a amamentação, ela não é tão simples e intuitiva como as pessoas tentam romantizar. Ela precisa ser estudada, conscientizada. As mães precisam ter preparo emocional e físico para amamentar”, apontou.

Para a vereadora, iniciativas como Mame Mais, que é um projeto voluntário, com multiprofissionais, para atender especialmente as mães vulneráveis, “fazem a diferença na sociedade”.

“Eu, como mulher e mãe, tenho todo o interesse e a intenção de aprovar medidas nesse sentido. Eu acho que nós precisamos dar honra e reconhecimento a todos aqueles que lutam por uma sociedade melhor e fazem a diferença na vida de muitas outras mulheres, de muitas outras crianças”, completou.

Andreia também é autora do Projeto de Lei que inclui no calendário oficial do município o Dia do Incentivo ao Aleitamento Materno, a ser comemorado anualmente no dia 07 de agosto ou na semana desse dia. “Essa conscientização é feita pelo Mame Mais, mas também por diversos outros agentes aqui da nossa sociedade, pela Santa Casa, pelo Banco de Leite da prefeitura de Anápolis, que é extremamente competente. Então é somando várias mãos que a gente pode avançar nessa pauta”, completou.

Honraria

Ana Paula Gonçalves Bastos, que é uma das idealizadoras do Grupo Mame Mais, e recebeu a Moção de Aplauso, considerou que a homenagem é um incentivo. “Serve de mais um impulso para a gente conseguir resistir lutando por políticas públicas de apoio à amamentação”.

A ideia, segundo ela, se iniciou em 2022. “A gente conversando, vendo muita desinformação das redes sociais, a gente ficou um pouco inquieta com relação a isso e teve a ideia de fazer o primeiro evento, que aconteceu em 2022. Aí no ano seguinte, com bastante adeptos, teve quase 100 pessoas no primeiro evento, a gente conseguiu montar um grupo de apoio inédito aqui na cidade”, relatou.

Geovana da Silva Moraes, que também participou da idealização, também destacou a emoção com a honra. “Aqui na cidade a gente sabe que tem algumas instituições que fazem esse trabalho, mas o nosso é independente, não tem vínculo com nenhuma instituição”, relatou.

registrado em: