Câmara reconhece Banda de Percussão Dr. Genserico Gozanga Jaime como Patrimônio Cultural Imaterial do Município
Por unanimidade dos presentes, a Câmara Municipal de Anápolis aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (19.nov), o PLO 341/2025, que reconhece a Banda de Percussão Dr. Genserico Gozanga Jaime como Patrimônio Cultural Imaterial do Município. De autoria da presidente da Câmara, Andreia Rezende (Avante), a proposta visa valorizar, preservar e promover as atividades culturais desenvolvidas pela referida banda, como forma de incentivo à música, à arte e à cidadania.
Em sua justificativa, a vereadora destacou que a banda está inserida no Projeto Político Pedagógico da unidade escolar, e tem objetivo de despertar nos alunos o compromisso, a responsabilidade e o protagonismo social, aliando o desenvolvimento artístico à formação cidadã.
“As aulas práticas e teóricas possibilitam o aprimoramento de aspectos físicos, cognitivos, psicomotores, de percepção espacial e coordenação motora, além de estimular a sensibilidade estética, a disciplina e o trabalho em equipe”, destaca.
A parlamentar ainda pontuou que historicamente, a banda é uma das apresentações mais aguardadas do Desfile do Aniversário de Anápolis e da Independência do Brasil, reunindo grande público e reconhecimento pela excelência sonora, harmonia e coreografias. “Em apresentações dentro e fora do Estado, orgulho e admiração, levando o nome de Anápolis a milhares de pessoas”.
O texto agora segue para sanção do Executivo do município.