Câmara recebe representantes dos diabéticos e é chamada a auxiliar no processo de revisão do protocolo de atendimento

por Orisvaldo Pires publicado 27/04/2022 12h08, última modificação 27/04/2022 12h08
Câmara recebe representantes dos diabéticos e é chamada a auxiliar no processo de revisão do protocolo de atendimento

Câmara recebe representantes dos diabéticos e é chamada a auxiliar no processo de revisão do protocolo de atendimento

A diretoria do Grupo de Apoio aos Diabéticos procurou a Câmara de Anápolis na manhã desta quarta-feira (27.abr) para tratar da necessidade de uma revisão no protocolo de atendimento aos diabéticos da cidade. O presidente Leandro Ribeiro (PP), que nos últimos anos tem encaminhado demandas desse grupo, coordenou a reunião, que também teve as presenças dos vereadores Domingos Paula/PV (vice-presidente), Professor Marcos Carvalho (PT), Frederico Godoy (SD) e Seliane da SOS (MDB).

Para dar resolutividade às ações em discussão na reunião, Leandro Ribeiro também convidou a diretora de assistência especializada da Secretaria Municipal da Saúde, Bárbara Sousa. Eles ouviram do presidente do grupo, Herbert Melo, solicitação para que o protocolo de atendimento seja revisto. Segundo ele há problemas como demora no atendimento, na “falta de democratização do acesso” e escassez de insumos.

Herbert Melo informou que Anápolis tem aproximadamente três mil pessoas com diabetes, dos quais 70% dependem de insulina. Bárbara Sousa revelou que um terço desse número recebe insulina pela prefeitura. Outra parte significativa realiza o tratamento com recursos próprios. O custo de exames, insumos e da alimentação especial é mais um problema a ser superado. Além da agressividade do exame que mede glicemia pela perfuração do dedo, principalmente quando envolve crianças. Em muitos casos a busca pelo atendimento é feita via judicial.

Uma sugestão feita pelo Grupo de Apoio aos Diabéticos é que, em Anápolis, seja adotado protocolo experimental ora aplicado em Goiânia, que depende da aquisição de um equipamento especial, que prevê adesivar um dispositivo no braço da pessoa. Na capital a aquisição foi feita por compra direta. Entretanto, entendem os vereadores e a representante da Saúde, é necessário estudo minucioso para entender sobre orçamentário aos cofres municipais.

Leandro Ribeiro fez observação sobre o desejo de viabilizar a construção de um Centro Especializado em Triagem, com atendimento multidisciplinar. Segundo ele trabalha por este projeto há algum tempo, acompanhado pelas entidades que representam os diabéticos em Anápolis. O presidente da Câmara informou que, em atendimento a seu pedido, o prefeito Roberto Naves assegurou a disponibilidade de uma área. Neste momento são feitas prospecções para encontrar o local adequado. Domingos Paula disse que há áreas disponíveis na região leste da cidade.

Bárbara Sousa explicou que o setor da saúde também entende a relevância da revisão do protocolo de atendimento que, segundo ela, avançaria em pelo menos 90% das demandas ora estabelecidas. Disse que esse tema foi encaminhado ao Conselho Municipal da Saúde e possivelmente conste da pauta da próxima reunião. Um aspecto também importante que a diretora de assistência especializada externou aos presentes é o trabalho de apoio social, “contatamos a secretária (de Integração Social, Esporte e Cultura) Andrea Lins, que se mostrou disponível”.

O credenciamento realizado pelo município recentemente não registrou interesse de médicos endocrinologistas, profissionais capacitados a conduzir o tratamento dos diabéticos. Bárbara Sousa informou que o processo será reaberto e a expectativa é que pelo menos dois médicos com essa especialidade. Leandro Ribeiro disse ainda que, para alcançar os objetivos propostos, é necessária a união de esforços dos vereadores, da Prefeitura e dos diabéticos.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)