Câmara recebe membros da Apae de Silvânia que buscam informações sobre a Clínica Escola do Autista

por Orisvaldo Pires publicado 19/01/2023 11h22, última modificação 19/01/2023 11h22
Câmara recebe membros da Apae de Silvânia que buscam informações sobre a Clínica Escola do Autista

Câmara recebe membros da Apae de Silvânia que buscam informações sobre a Clínica Escola do Autista

Um grupo de membros da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município de Silvânia (GO) esteve na Câmara Municipal de Anápolis, na manhã desta quinta-feira (19.jan), em busca de informações sobre o projeto da Clínica Escola do Autista. A intenção é levar a ideia para aquele município. A Apae de Silvânia foi fundada aos 8 de Novembro de 1994.

Os apaeanos silvanienses foram recebidos pelo presidente da Câmara, vereador Domingos Paula (PV); o vereador Reamilton Espíndola (Republicanos) presidente da Comissão dos Direitos Humanos, Cidadania e da Pessoa com Deficiência; e a presidente da Associação de Apais e Amigos dos Autistas de Anápolis, Janaína Athayde. A Clínica Escola do Autista é um projeto de iniciativa de Reamilton, incluído pelo prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP) entre as obras a serem executadas dentro do programa ‘Anápolis Investe’.

A clínica, inédita em Goiás, será construída na região do Parque Marmo Canedo, o Parque da Matinha, no Bairro Maracanã. Reamilton Espíndola explicou que, com a clínica, as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) terão atendimento multidisciplinar (educacional, nutricional, fisioterapêutico, homeopático e terapêutico ocupacional), com programas de ensino de linguagens, códigos específicos de comunicação e sinalização, ajuda técnica no processo de alfabetização e tecnologia assistida.

Domingos Paula disse que a Mesa Diretora oferece todo o apoio necessário para viabilizar os projetos e programas voltados ao atendimento às pessoas com TEA. O presidente da Câmara ressaltou que Reamilton Espíndola tem a atenção da gestão do Legislativo para mobilizar as pessoas que atuam nesta área e, em especial, no acompanhamento do processo de construção da Clínica Escola do Autista.

Há alguns dias Reamilton Espíndola esteve em Goiânia, onde participou de um evento voltado às questões relacionadas às pessoas com TEA e deu esclarecimentos sobre o projeto da Clínica Escola do Autista. O vereador lembrou que conheceu de perto uma clínica com essa característica, na cidade de Itaboraí (RJ), idealizada por Berenice Piana, cuja atuação garantiu a criação de uma lei específica que assegura direitos à pessoa diagnosticada com TEA.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)