Câmara recebe ação de conscientização de trânsito com simulação de capotamento

por Wellington Borges — publicado 06/06/2025 11h17, última modificação 06/06/2025 11h17
Câmara recebe ação de conscientização de trânsito com simulação de capotamento

Ação visa conscientização sobre risco de acidentes (Foto: Allyne Laís)

Conscientizar sobre a necessidade de direção segura e os riscos dos acidentes de trânsito. Esses são os objetivos de uma ação que a Câmara Municipal de Anápolis recebe nesta sexta-feira (6.jun), em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) e a Unievangélica, que inclui um equipamento de simulação de capotamento.

A ação foi proposta pela vereadora Capitã Elizete (PRD), que agradeceu a disponibilidade da Câmara. “A gente traz as ideias e a Câmara tem encampado, o que nos deixa confiantes para propor essas atividades”.

Durante todo o dia, vereadores, prestadores de serviço e servidores podem experenciar, de forma segura e controlada, o que acontece no interior do veículo durante um sinistro dessa natureza. A Câmara ainda vai receber a visita de escolas para conhecerem a atividade. Educadores de trânsito aproveitam a experiência para reforçar a necessidade de uso correto do cinto de segurança, da direção segura e de não deixar objetos soltos no veículo, por exemplo.

A presidente da Câmara, Andreia Rezende (Avante) foi a primeira a participar da atividade na manhã desta sexta, ao lado de Capitã Elizete, e relatou a sensação ao deixar o veículo. “Vamos dirigir devagar, com a maior precaução possível, pois capotar é muito ruim, e usem sempre o cinto de segurança”, aconselhou.

Ela destacou ainda que os acidentes de trânsito têm ceifado vidas e a participação do legislativo é importante nessa conscientização. “Estamos atuando para aproximar a Câmara da sociedade e participar dos assuntos importantes que envolvem o nosso município”.

Por fim, o diretor da CMTT, Rone Evaldo Barbosa apontou que Anápolis tem mais de 300 mil veículos cadastrados e a segurança no trânsito é um desafio no município. “Se pudermos atuar de alguma forma para prevenir acidentes, é o que temos que fazer”. Sobre a simulação, ele destacou que “quando a gente conhece essa experiência, vamos fazer de tudo para evitar que ocorra”.

registrado em: