Câmara realiza Sessão Solene para lembrar o Dia Municipal do Médico Veterinário

por julio — publicado 25/10/2019 11h40, última modificação 25/10/2019 11h44
Câmara realiza Sessão Solene para lembrar o Dia Municipal do Médico Veterinário

Câmara realiza Sessão Solene para lembrar o Dia Municipal do Mèdico Veterinário

 

A Câmara Municipal de Anápolis realizou Sessão Solene para celebrar o Dia Municipal do Médico Veterinário, na noite desta quinta-feira (24.out), no Plenário Teotônio Vilela. A honraria foi uma iniciativa da vereadora Thaís Souza (PSL), com o respaldo de todos os demais parlamentares.

Na visão de Thais Souza, a homenagem tem a sua importância e merece ser lembrada pelo Dia do Veterinário, celebrado no dia 9 de setembro. Ela lembrou que foi o presidente da República,  Getúlio Vargas, por meio do Decreto Lei nº 23.133, quem regularizou a profissão. Para a vereadora, a profissão vai além do cuidado com os animais. Segundo ela, a defesa sanitária, o zelo com os alimentos e o carinho com as pessoas são outras funções adquiridas pelo profissional.

Thais Souza destacou ainda que o nome do Dr. João Paulo Alarcão merece ser lembrado na Sessão Solene, porque foi um grande parceiro e amigo da causa animal, que foi assassinado. Ela falou que ele era incansável na realização de seus trabalhos e disposto sempre a mudar a realidade da profissão para melhor.

De acordo com o vereador Lélio Alvarenga (PSC), o médico veterinário tem de ser lembrado, haja vista que é responsável por cuidar dos animais e, ao mesmo tempo, do ser humano. Para ele, deve haver essa relação positiva por parte da comunidade. Ele se declarou satisfeito por valorizar quem cuida de seres de estimação e que a sessão serviu para parabenizar ainda mais pessoas de grande responsabilidade.

Domingos Paula (PV) elogiou a proposta da Cãmara Municipal, que exaltou os cuidados do Médico Veterinário para com os animais e disse que ele é o responsável direto pela saúde de seres tão indefesos. Teles Júnior (PMN) disse que a escolha de homenagear o profissional foi coerente e oportuna. Para ele, a causa é, hoje, respeitada e valorizada na Cidade.

Os veterinários também usaram a tribuna. Arthur Francisco Júnior disse que se sentiu honrado com a homenagem e que o trabalho é gratificante porque o faz com amor. Gabriel Filho ressaltou que luta diariamente pelo bom comum. Ele frisou que a prioridade, em sua profissão, é ver o bem-estar do animal. Ruan Souza explicou que, com a evolução da ciência, a profissão não se apresenta e está baseada na natureza animal. Para ele, a prevenção e o combate de zoonose podem ser feitos, bem como o controle da qualidade dos alimentos de origem animal, carne, leite e derivados.

Certificado e medalha

O Poder Legislativo anapolino entregou aos homenageados medalhas e certificados de Honra ao Mérito intitulados Médico Veterinário Dr. João Paulo Alarcão, em comemoração ao Dia Municipal do Médico Veterinário, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade anapolina em sua área de atuação.

Mesa  

Compuseram a Mesa Diretiva da Sessão Solene: os vereadores Thais Souza, Lélio Alvarenga, Domingos Paula e Teles Júnior, além de Arthur Francisco Júnior (coordenador da Clínica Veterinária e Fazenda Escola da Faculdade Anhanguera), Vera Lúcia Lourenço Dias (gerente do Centro de Zoonoses) e Schauana Alarcão (esposa do Dr. João Paulo Alarcão), mais João Lucca Alarcão (filho do Dr. João Paulo Alarcão).     

 

 

Homenageados

Arthur Francisco Júnior

Fabricio Leite De Brito

Fabiana Chaves Borges

Fabiana Do Socorro N. Sousa

Gabriel Do Nascimento Alves Filho

Gisele Ferreira Dos Santos Eguti

Michelly Ayumi Iwamoto Moribayashi

Schauana M. P. F. Alarcão E João Lucca Alarcão

Raul Americano De Alarcão E Maria De Fátima Santos Alarcão

Ruan. A. Monteiro De Sousa

 

Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação