Câmara realiza sessão solene para entrega da Medalha Vereadora Francisca Miguel

por Marcos Vieira publicado 24/11/2023 15h50, última modificação 24/11/2023 16h41

A Câmara de Anápolis realiza sessão solene, na terça-feira, 28 de novembro, para entrega da Medalha Vereadora Francisca Miguel, honraria direcionada àquelas que contribuem na luta em defesa dos direitos das mulheres.

O evento acontece a partir das 19h no Teatro Municipal de Anápolis. Serão 26 homenageadas na edição deste ano da medalha criada em 2021, através de um projeto de decreto legislativo de autoria da vereadora Andreia Rezende (Solidariedade).

A condecoração leva o nome da professora Francisca Miguel, que em 1947 foi eleita a primeira vereadora de Anápolis. Ela é considerada pela geração atual como um símbolo do início da ocupação de espaços das mulheres na política.

Francisca Miguel fez leis importantes para a educação local enquanto esteve na Câmara de Anápolis. Partiu dela a criação do Ginásio Municipal de Anápolis (atual Colégio Estadual Antensina Santana). Também colaborou no projeto de instalação do Colégio Estadual José Ludovico de Almeida.

Em 1958, Francisca Miguel se formou em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e se mudou para Brasília, onde assessores vários parlamentares goianos e ministros de Estado. A ex-vereadora morreu em 1992, em Anápolis.

O presidente Domingos Paula (PV) ressalta que as homenageadas de 2023 representam nomes importantes na defesa de pautas importantes para as mulheres. “É papel do Poder Legislativo honrar quem luta por uma causa coletiva. É isso que faremos nessa sessão solene”, afirma.

Domingos destaca algumas ações realizadas neste primeiro ano de gestão da atual Mesa Diretora e voltadas para a valorização da mulher na política. A Procuradoria Especial da Mulher, presidida pela vereadora Cleide Hilário (Republicanos), ganhou estrutura para ampliar seu campo de atuação. Por iniciativa da vereadora Andreia Rezende, foi criada a Galeria das Ex-Vereadoras, espaço que reforça a importância de se ampliar os espaços femininos no parlamento.

A entrega da Medalha Vereadora Francisca Miguel ocorre anualmente em novembro, quando se comemora o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. São os vereadores e vereadoras que indicam as homenageadas, o que garante a diversidade de segmentos representados na lista que também passa pelo crivo do plenário.

“A Medalha Francisca Miguel vai ao encontro da minha luta por igualdade de gênero, valorização dos direitos das mulheres, contra a violência e a favor da sororidade. A honraria ainda ressalta a importância da representatividade feminina na política para valorização de pautas nesse segmento. A criação da condecoração é marco no Legislativo para o reconhecimento de mulheres que lutam por outras mulheres”, ressalta a vereadora Andreia Rezende.

AGENDA

Evento: Sessão Solene de entrega da Medalha Vereadora Francisca Miguel
Data: 28 de novembro de 2023
Horário: 19h00
Local: Teatro Municipal de Anápolis (Avenida Brasil Sul, nº 200, Setor Central)

HOMENAGEADAS:

Adriana Borges Maciel
Alessandra Santos Cassimiro Sales
Ana Carolina Prata Chaves
Ana Maria Abrahao Silva
Cristiane Ingred de Souza Bonfim
Daniela Natalia Rodrigues
Eerizânia Eneas de Freitas
Elizete Jacinto da Silva Nascimento
Eunice Evangelista Müller de Oliveira
Francielle Alves Rocha
Geralda Ambrosio Bandeira da Silva
Janaina Macêdo Coêlho
Jane Elisabeth dos Santos Rodrigues
Joselisa Venâncio de Souza
Leila Maria Pires de Souza
Lilian de Morais Baldwin
Luana Barbosa Limírio Gonçalves de Sant’Anna Braga
Márcia Cristina Costa
Maria do Carmo da Silva Cardoso
Marinete Carvalho Ramos (Marhy Carvalho)
Marlene Alves Rezende
Rafaella Soares Rodrigues
Raquel Evangelista Souza
Sandra Cristina Terencio de Souza
Sonja Maria Lacerda
Susana Souza Carvalho Ferreira
Tatiane Ferreira da Silva
Vera Lúcia de Souza Bastos

registrado em: