Câmara realiza sessão solene para celebrar dia internacional dos idosos

por Geovana de Bortole publicado 26/10/2021 15h14, última modificação 26/10/2021 15h14
Câmara realiza sessão solene para celebrar dia internacional dos idosos

Foto: Ismael Vieira

Sessão solene realizada na noite de segunda-feira (25.out), a Câmara Municipal de Anápolis homenageou pessoas que trabalham com pessoas idosas, em alusão ao Dia em Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro.

Proposta pela vereadora Cleide Hilário (Republicanos), com respaldo unanime de todos os vereadores, o objetivo da solenidade é homenagear essas pessoas que na luta para melhorias e bem estar da pessoa idosa. “Amo essa causa. É uma de minhas principais bandeiras. Quando vejo pessoas que lutam, trabalham e defendem incansavelmente o idoso, propus oferecer essa homenagem tão singela. Sei que todos que estão aqui recebem muitos idosos maltratados, abandonados, que foram agredidos ou que tiveram seus benefícios tomados por um familiar. Vocês que estão trabalhando, oferecendo carinho. Muitos idosos morreram de tristeza durante a pandemia. Muitos precisavam atenção e ficaram sozinhos.  A velhice não pode ser considerada uma doença. Essa singela homenagem é para todos que lutam e defendem os idosos”, comentou Cleide Hilário.

A solenidade foi conduzida pelo vice-presidente, Domingos Paula (PV). O parlamentar pediu para que todos deem um abraço em seus idosos quando chegarem em suas casas. “Além de todo trabalho que a Cleide realiza, ela busca pessoas que também realizam trabalhos sociais para homenagear. Em Anápolis temos o costume de cuidar bem dos idosos. Nossa saudosa ex-vereadora Vilma Rodrigues lutou por uma creche dos idosos, e hoje a cidade está cuidando com tanto carinho deles. Peço a todos que convivam e tratem bem seus idosos. Abracem, deem carinho. É preciso valorizar enquanto estão vivos”.

Em seu pronunciamento, a vereadora Andreia Rezende (SD) ressaltou que é gratificante participar de uma ação quando a propositora tem propriedade para sua realização. “A Cleide está no trabalho social há 20 anos, e tem um trabalho voltado para a causa”, disse.  Andreia disse ainda que quando começou a advogar em previdência social, percebeu o quanto os idosos deixavam de exercer seus direitos por falta de informação. “Precisamos compartilhar o que sabemos, mas nunca deixamos de aprender. Comecei a palestrar para deixar informações, mas no final de cada palestra eu notei que eu aprendia muito mais. Parabenizo todos os homenageados, pois está luta não é fácil”, declarou a parlamentar.

Para o vereador Cabo Fred Caixeta (Avante), Cleide Hilário é uma grande defensora dos idosos, das mulheres, família e religião. O parlamentar comentou também que é necessário conscientizar a sociedade sobre os valores que os idosos trazem para a vida de todos “Precisamos realizar políticas públicas que valorizam nossos idosos, para cuidar do nosso presente, passado e futuro”, afirmou.

Já Delcimar Fortunato (Avante) frisou que não podemos aceitar nenhum tipo de maus tratos aos idosos. “Felicito todos que batalham diariamente para proteger nossos idosos, e precisam do suporte do Poder Legislativo. Estou à disposição para contribuir com a causa”.

O 2º vice-presidente da Câmara Municipal de Goiânia, o vereador Isaias Ribeiro (Republicanos) afirmou que é de suma importância o reconhecimento através dessa homenagem. “Trabalhei diretamente com os idosos, e temos de engrandecer e valorizar. Se nós disfrutamos de algo hoje, é porque alguém construiu antes de nós. Temos que honrar e aprender com eles. Devemos dizer não aos maus tratos e fazer políticas públicas em favor dos nossos idosos. Apresentei dois projetos de lei em Goiânia que enaltecem os idosos”, afirmou.

O Sub Secretário Nacional do Republicanos e Idosos, Ricardo Quirino parabenizou todos os que lutam direta ou indiretamente pela pessoa idosa. “todos nós que trabalhamos por essa causa sabemos que remamos contra a maré. Eu peço a todos os políticos que lutem e enxerguem os cidadãos idosos, que os deixem ser protagonistas de suas próprias vidas. Em breve teremos uma sociedade de idosos. A realidade será transformada. O idoso merece, mas especialmente a sociedade precisa reconhecer quem trabalha até o fim”, pontuou.

O Deputado Estadual Jeferson Rodrigues (Republicanos) enalteceu todos os que fazem essa luta com amor e vocação. “Quero dizer que é muito gratificante poder estar aqui, encontrar pessoas que defendem bandeiram que nos identificamos. O que seria do nosso país sem os idosos? Pessoas que deixaram seu legado e diferencial de vida para todos nós.  É nosso dever contribuir com quem tanto fez por nós. Não sabemos o dia de amanhã. Temos que valorizar, visitar e conviver com os nossos idosos. Temos que ter respeito e admiração constante. Criticamos na Assembleia essa condição de colocar os idosos como doentes pela Organização Mundial da Saúde. Parabenizo todos os homenageados, pela vocação, pelo dom de exercer o cuidado com os idosos”, concluiu o parlamentar.  

A solenidade contou também com a presença do vereador de Aparecida de Goiânia, Marcos Miranda (Republicanos) e da vereadora de Bonfinópolis, Neide Barreto (Republicanos)

Confira a lista de homenageados:

Roselane Rosa Cardoso Gomes

Dayse Maria de Lima

Simone Oliveira Fonseca

Edna de Oliveira Costa

Raquel Moreira Tolentino

Ricardo Quirino dos Santos

Jeferson Rodrigues Lemos

Soraya Pereira Feres

Renata Fialho de Faria Bessa

Daniella Habib Carneiro Salomão

Elaine Maria Pereira

Arthur Rafael Duarte Rodrigues

Ricardo Wagner Bonfim de Souza

Jaime Inácio Vaz

Maria Helena do Espírito Santo

Patrícia Cristina de Oliveira Gomes

Cristevânia  Maria da Silva Nascimento

registrado em: ,