Câmara realiza primeira sessão ordinária de 2021 no dia 1º de fevereiro

por marcos — publicado 28/01/2021 17h38, última modificação 28/01/2021 17h38
Câmara realiza primeira sessão ordinária de 2021 no dia 1º de fevereiro

Em foto de arquivo, sessão extraordinária no plenário Teotônio Vilela (Foto: Ismael Vieira)

A primeira sessão ordinária da atual legislatura da Câmara de Anápolis acontece nesta segunda-feira (1º.fev), a partir das 9h30, no plenário Teotônio Vilela, localizado ao lado da Praça 31 de Julho.

Os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 restringem a presença de público no local. A população pode acompanhar as sessões ao vivo no canal da Câmara no Youtube (clique aqui) e também pela Rádio Manchester 93,3 FM.

A Câmara realiza nove sessões ordinárias por mês, às segundas, terças e quartas, nas primeiras três semanas do mês. Cada sessão dura 3 horas, podendo ser prorrogada, por tempo determinado, através de requerimento verbal votado em plenário.

A sessão ordinária é dividida em quatro partes: Pequeno Expediente, Grande Expediente, Ordem do Dia e Comunicações.

O Pequeno Expediente dura 40 minutos e é usado para leitura da síntese da ata, correspondências e projetos de lei. Também há espaço para discursos na tribuna: no máximo quatro vereadores, com 5 minutos para cada.

Já o Grande Expediente tem duração de 60 minutos e é destinado exclusivamente para discursos na tribuna. São permitidos seis oradores, com 10 minutos para cada.

A Ordem do Dia dura 60 minutos e é destinado à discussão e votação das matérias constantes na pauta. Além de projetos de lei, vetos do prefeito e emendas, entre outros, o espaço também é usado para apreciação de moções e requerimentos.

As Comunicações tem duração de 20 minutos. Cada vereador pode falar por até 5 minutos, improrrogável e sem aparte, abordando temas de interesse do seu gabinete, eventos, convites aos vereadores e à comunidade geral. Ele também pode se manifestar sobre assuntos tratados na sessão ou explicar atitudes pessoais assumidas no exercício do mandato.

registrado em: