Câmara realiza Fórum de Apresentação da Frente Parlamentar do Terceiro Setor

por Fernanda Morais publicado 01/07/2022 09h10, última modificação 01/07/2022 09h20
Câmara realiza Fórum de Apresentação da Frente Parlamentar do Terceiro Setor

Foto: Ismael Vieira / Dircom e TV Câmara

A Câmara Municipal de Anápolis realizou na quinta-feira (30), o Fórum de Apresentação da Frente Parlamentar do Terceiro Setor, criada pelo Poder Legislativo anapolino, por meio de requerimento da vereadora Seliane da SOS (MDB).

O objetivo da iniciativa goi incentivar, divulgar e fortalecer o desenvolvimento dos trabalhos e projetos, assim como auxiliar na solução de demandas oriundas das entidades que formam este importante segmento.

Durante o evento, que foi presido pelo vice-presidente da Casa, vereador Domingos Paula (PV), a Câmara Municipal de Anápolis também reconheceu, com certificado de Honra ao Mérito, o empenho de personalidades que colaboram com o Terceiro Setor.

"Cada um dos representantes de ONGs, de entidades, de associações filantrópicas, é fundamental para nossa cidade. Esse 1º Fórum é para que, além de reconhecidas, essas pessoas sejam valorizadas e fortalecidas e assim encontrem motivação para continuar colaborando com nossa cidade acolhendo aqueles que mais precisam", disse a vereadora Seliane da S.O.S.

A vereadora Seliane disse que é preciso que as entidades também atuem de mãos dadas, uma colaborando com a outra para que a rede de atendimento alcance melhores resultados. Seliane lembrou ainda que é voluntária há mais de 20 anos, atua na proteção de animais, sem deixar de pensar nas pessoas.

"Podem contar comigo, enquanto voluntária e enquanto vereadora para trabalhar com cada um de vocês", pontuou.

Domingos Paula lembrou que a Câmara Municipal está de portas abertas também para colaborar com as associações. O vereador lembrou que no mês de julho a Prefeitura de Anápolis vai realizar novo credenciamento para parcerias com as filantrópicas, para isso é preciso que as associações se atentem a documentação para serem contempladas.

"Muitas vezes o poder público não consegue chegar aos projetos porque é preciso obedecer a burocracia. Então, o meu gabinete, o da Seliane e toda a Câmara, está de portar abertas também para auxiliar as ONGs, nesse quesito", falou.

A advogada Daniella Nava é a presidente da Associação Artemis de Anápolis que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica com assessoria jurídica, psicológica e também doação de fraldas e alimentos para mães e bebês.

"Recentemente também lançamos uma cartilha "Namoro bão é sem violência", para que as nossas jovens identifiquem quando começam a se tornar vítimas de violência. Ninguém muda no noivado ou no casamento. Começa no namoro e estamos alertando os nossos jovens. Namoro violento pode evoluir para violência doméstica no futuro. Trabalhamos com parceiros e junto com a Patrulha Maria da Penha e também a Delegacia da Mulher, listou".

Betty Mae Agi é voluntária no projeto 'Compaixão Internacional'. Betty disse que a iniciativa está em vários Países do mundo auxiliando comunidades carentes nas áreas de educação, saúde, igualdade social e racial e no combate a pobreza.

"Em Anápolis estamos conseguindo avançar e acolher cada vez mais crianças com nossos projetos. Isso porque o povo da cidade é solidário e acolhedor. Não basta apenas o empenho dos voluntários, das associações, somos mais fortes com a ajuda dos colaboradores e realmente Anápolis é diferente nesse sentido", ponderou Betty.

Márcia Beatriz e Jusceliane Teles, representaram a Associação das Endidades Filantrópicas e Beneficentes de Anápolis e Região (AEFERA). Elas ressaltaram a colaboração com desenvolvimento da cidade, principalmente com as pessoas em situação de vulnerabilidade.

"Cada um que aqui está entende a mão para um grupo de pessoas seja com o alimento, com cursos profissionalizantes, com a prática de esportes ou incentivo a cultura e proteção de animais. Chegamos onde o poder público muitas vezes não está e também somos pontes para que as políticas públicas cheguem onde precisam. Queremos fomentar a união entre todas as entidades que, no final, atuam com proposito de fazer o bem, de se doar para ajudar ao próximo", disse Jusceliane.

Já Márcia Beatriz pontuou que as filantrópicas, de fato, são o braço direito do município. "O que seria de toda a sociedade se não fosse cada um de vocês. Podem contar com o suporte da AEFERA naquilo que vocês precisarem. Precisamos de ongs fortalecidas para acolher cada os mais necessitados", concluiu.

Estiveram presentes na solenidade vários presidentes de Associações Filantrópicas, entre Irmã Aldenir Mota da Santa Casa, a presidente e o presidente de honra da Cruzada pela Dignidade, Sonja Maria Lacerda e Carlos Limongi.

Homenageados

ABADIA DA SILVA PEREIRA FAGUNDES
ALCILENA DO CARMO SILVA
ALINE OLIVEIRA SANTANA
AMÉRICO FERREIRA DOS SANTOS
ANA MARIA ABRAHÃO SILVA
ANA PAULA RODRIGUES CORRÊA
ANDREIA BATISTA DOS SANTOS
ÂNGELA MARTA BATISTA BORGES
ARLIENE SILVA DE FREITAS
ARNALDO ANTÔNIO DA COSTA
BETTY MAE AGI
CARLOS JOSÉ LIMONGI STERSE
CLAYTON BERGAMO (Padre)
DANIELLE PEREIRA NAVA
DEURIMAR DOMINGOS DE CARVALHO
ELYSSAMA AIRES LOPES DE ALMEIDA
ÉRICA MENDES DA SILVA
ERONDINA MARIA TEREZINHA DE MORAIS
FELIPE DIEMES DA SILVA RODRIGUES
GELMA DE CÁSSIA GONÇALVES CARVALHO DE
OLIVEIRA
IATAN PEREIRA SOARES
INAÊ LARA RIBEIRO
JANE LORENA MOCELLIN PIRES
JURACY DE ALCÂNTARA RIBEIRO
JUSCELIANE VIEIRA DE OLIVEIRA TELES
JUSCELINO MARTINS DE OLIVEIRA
LILIANE PEREIRA FRADES
MÁRCIA BEATRIZ DIAS DOS SANTOS
MARCOS AURÉLIO RODOVALHO
MARIA AMÉLIA MOURA DE SOUZA SOARES
MARIA ARAÚJO DE PINA
MARIA DE FÁTIMA GARCEZ MACHADO
MARIA DE FÁTIMA SILVA
MARINETE CARVALHO RAMOS
MAURO DE OLIVEIRA
NILZA VIEIRA DE OLIVEIRA
RAFAELA GOMES
RENILDES ARAÚJO LEAL
RENILDO BELARMINO DA SILVA
RITA DE CÁSSIA ALVES GARCIA
SANDRA ALELUIA VIEIRA
TATIANE FELIX DA SILVA OLIVEIRA
VANDER LÚCIO BARBOSA DA SILVA
VANESSA VIEIRA DE OLIVEIRA FIGUEIREDO
WARLEY SOUZA RIBEIRO
WENDEL DE OLIVEIRA TELES
WILMAR JARDIM DE CARVALHO