Câmara realiza 1º Fórum Legislativo Gerontológico de Anápolis

por Marcos Vieira publicado 18/05/2023 08h58, última modificação 18/05/2023 08h58
Câmara realiza 1º Fórum Legislativo Gerontológico de Anápolis

(Foto: Leandro Lage Leite)

A Câmara recebeu, na última segunda-feira (15.mai), o 1º Fórum Legislativo Gerontológico de Anápolis – Educando para Gerar Respeito, uma iniciativa da vereadora Cleide Hilário (Republicanos).

O evento, organizado em parceria com a Comissão em Atenção à Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa de Goiás, presidida pelo deputado estadual Ricardo Quirino (Republicanos), teve as palestras da enfermeira Haline Gracielly Oliveira da Silva e do educador físico e fisioterapeuta Marco Aurélio Bernardes Braz.

“Estamos aqui para aprender um pouco sobre algo que diz respeito a todos nós, que é a busca por um envelhecimento com saúde”, frisou a vereadora Cleide ao abrir o fórum.

A enfermeira Haline, que é pós-graduada em Gerontologia, falou sobre a importância do fortalecimento dos centros de convivência. Segundo ela, a socialização é fundamental para a saúde do idoso e esses espaços comunitários de convivência precisam ser fomentados pelo poder público.

Já Marco Aurélio discorreu sobre os benefícios dos exercícios físicos para a saúde do idoso. O educador físico e fisioterapeuta, que também é professor universitário, explicou que o fortalecimento do corpo é fundamental para que a pessoa mantenha sua independência à medida que vai envelhecendo.

O deputado Quirino fez um histórico dos direitos da pessoa idosa no mundo, falou sobre o trabalho realizado na Assembleia Legislativa e ressaltou a importância que mais pessoas tenham acesso à gerontologia.

Gerontologia é a grande área de estudo que abarca os processos de envelhecimento, entendo-os nas dimensões biológica, psicológica, social e espiritual.

Presente no evento, o deputado estadual Coronel Adailton (Solidariedade) ressaltou a importância do tema e a disposição das pessoas em entenderem que há campos da medicina que já tratam da questão com mais afinco.

O Brasil está passando por um rápido processo de envelhecimento de sua população. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o segmento populacional que mais aumenta na população brasileira é o de pessoas idosas, com taxas de crescimento de mais de 4% ao ano, representando, no mesmo período, um incremento médio de mais de 1 milhão de pessoas idosas por ano.

Em torno de 30 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais, o que equivalia a 14% da população total do Brasil em 2020. As projeções apontam que, em 2030, o número de pessoas idosas superará o de crianças e adolescentes de zero a 14 anos em aproximadamente 2,28 milhões. Em 2050, a população idosa representará cerca de 30% da população brasileira; enquanto as crianças e os adolescentes, 14%.

O entendimento dos especialistas é de que esse envelhecimento precisa ser saudável e por conta disso a gerontologia ganha força, pois é preciso oferecer as condições necessárias às pessoas nessa faixa etária como exercícios e atividades físicas, optando por práticas naturais e saudáveis para que sejam evitadas as medicações mais a frente.

registrado em: