Câmara publica Podcast sobre a história do Legislativo, no contexto da comemoração dos 115 anos de Anápolis

por Orisvaldo Pires publicado 29/07/2022 16h55, última modificação 29/07/2022 17h01
Câmara publica Podcast sobre a história do Legislativo, no contexto da comemoração dos 115 anos de Anápolis

Câmara publica Podcast sobre a história do Legislativo, no contexto da comemoração dos 115 anos de Anápolis

A Diretoria de Comunicação e TV Câmara, da Câmara Municipal de Anápolis, no contexto das comemorações dos 115 anos de Anápolis, publica nesta sexta-feira (29.jul) a terceira edição de seu Podcast.

O tema abordado é ‘A história do Poder Legislativo Anapolino’, para contar de forma didática a trajetória da Câmara Municipal desde o final do Século XIX aos dias atuais.

O objetivo deste projeto de comunicação por meio da produção de áudio é oferecer à população informações precisas sobre as atribuições do Poder Legislativo municipal, como funciona, e sobre sua importância para a administração pública e para a democracia.

As pessoas, que acompanham as notícias da Câmara Municipal de Anápolis por meio de seus canais de informação (site, redes sociais e outros espaços da mídia externa), têm à disposição a partir de agora do instrumento do Podcast.

Este é um conteúdo em áudio disponibilizado por meio de arquivo ou streaming, construído com base em técnicas de produção em comunicação, em linguagem didática, com abordagem de temas relevantes.

Além da qualidade editorial e de produção, o Podcast também apresenta a vantagem de ser ouvido sob demanda, no horário que o usuário quiser, no lugar que desejar. E fica acessível em vários dispositivos e plataformas de áudio. O Podcast da Câmara, produzido pela Diretoria de Comunicação e TV Câmara, tem duração média que varia entre 20 e 40 minutos. 

SEQUÊNCIA
A primeira edição teve como tema ‘O papel da Câmara Municipal’. É realizada abordagem sobre como funciona o Poder Legislativo, sua importância para a democracia, as formas como as pessoas podem interagir com os vereadores, os direitos e deveres da Câmara, e suas funções básicas de representar os cidadãos, produzir leis e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.

A ‘Participação do Legislativo na execução de obras’ foi o tema do segundo Podcast. A reportagem tratou sobre como a Câmara Municipal pode influenciar o Executivo, para que sejam levadas obras e serviços às diversas regiões da cidade. Assim como sobre o instrumento da emenda impositiva.

A narração, as reportagens e as entrevistas do Podcast da Câmara são realizadas pelos jornalistas Júlio de Paula, Geovana de Bortole, Marcos Vieira, Fernanda Morais e Orisvaldo Pires.

Entre os entrevistados na edição 001 do Podcast estão os vereadores Leandro Ribeiro (presidente), Jakson Charles (líder do prefeito), Cleide Hilário (2ª secretária), Cabo Fred Caixeta e Wederson Lopes.

Também colaboraram o procurador da Câmara, Maurílio Alvim; o advogado Carlos Lima; e o cientista político Juscelino Polonial. Além de um grupo de cidadãos que responderam a uma consulta popular.

O segundo Podcast teve as participações dos vereadores Leandro Ribeiro, Domingos Paula, Jakson Charles, Jean Carlos e Thaís Souza. Além dos secretários municipais Igor Lino Siqueira e Valdivino José de Oliveira; o presidente da Saneago, Ricaqrdo Soavinsk; o senador Luiz do Carmo; e moradores de várias regiões da cidade. 

LANÇAMENTO
No Podcast lançado neste dia 29 de julho, com 37 minutos e 8 segundos de duração, colaboram os historiadores Jairo Alves Leite e Daniel Alves; o advogado Carlos Alberto Lima; os vereadores constituintes José Borges e Clodoveu Reis; os ex-vereadores Mirian Garcia e Pedro Sahium (ex-prefeito); e o vereador Domingos Paula.

Os Podcast da Câmara está à disposição para acesso no site do legislativo (anapolis.go.leg.br), nas redes sociais (facebook e Twitter); e para ouvir e download na plataforma SoundCloud. Também é distribuído nos grupos de mensagens.

CLIQUE AQUI e ouça o PODCAST 3 - A História do Poder Legislativo.

registrado em: