Câmara promove palestras sobre Saúde Mental para fechar atividades da Campanha Janeiro Branco

por Orisvaldo Pires publicado 27/01/2023 12h20, última modificação 27/01/2023 12h21
Câmara promove palestras sobre Saúde Mental para fechar atividades da Campanha Janeiro Branco

Câmara promove palestras sobre Saúde Mental para fechar atividades da Campanha Janeiro Branco

A Câmara Municipal de Anápolis promove na terça-feira (31.jan), a partir das 18h30, uma palestra interativa de dois profissionais médicos que atuam diretamente no campo da Saúde Mental. Esta atividade, proposta pelo vereador Reamilton Espíndola (Republicanos), marca o encerramento da Campanha Janeiro Branco, que ao longo do mês de janeiro promoveu reflexões e debates sobre os cuidados com a saúde mental da população.

As palestras serão proferidas pelo gerente de Saúde Mental no município, Marco Aurélio Lima, e o Psicólogo Clínico e especialista em Comportamento Humano, Saúde Mental, Dependência Química e Álcool, Sidney Gomes.

A saúde mental é o principal campo de atuação do mandato de Reamilton Espíndola. De maneira especial seus projetos e ações fomentam debates e criação de políticas públicas voltadas a pessoas com Autismo, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outras deficiências.

É de iniciativa de Reamilton Espíndola a Lei nº 4.233, de 1º de novembro de 2022, que instituiu a Campanha Janeiro Branco em Anápolis. A finalidade é promover a saúde mental e chamar atenção da sociedade para os universos mentais, emocionais, sentimentais, comportamentais e subjetivos dos seres humanos.

Reamilton Espíndola lembra que a campanha alerta a população para os cuidados com a saúde mental, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, “incluindo transtornos mentais mais comuns, como ansiedade, pânico e depressão”.

A atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Anápolis fomenta a criação de projetos e políticas públicas por parte dos vereadores, sobre temas que ampliem as ações para beneficiar as pessoas com deficiência. O prédio da Câmara, por exemplo, é 100% acessível.

No início de 2023 o presidente Domingos Paula (PV) articulou a composição da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, que passa a ser denominada Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e da Pessoa com Deficiência.

Em 2023 Reamilton Espíndola é o presidente desta comissão, que tem como vice-presidente o vereador Frederico Godoy (SD), também defensor das causas da pessoa com deficiência.

Programação – Neste mês de janeiro de 2023 a Prefeitura de Anápolis realizou várias ações no contexto da Campanha Janeiro Branco. Foram promovidas atividades individuais e coletivas de conscientização e prevenção à saúde mental, como palestras e oficinas voltadas aos pacientes, familiares, comunidade e profissionais de saúde.

No dia 18 aconteceu a 1ª Caminhada da Saúde Mental de Anápolis, no Parque Ipiranga, com o objetivo de unir a população aos usuários da rede de saúde mental em torno da importância da causa.

O encerramento da programação da Campanha Janeiro Branco em Anápolis, nesta terça-feira (31.jan) prevê, no período da manhã, ações de saúde e bem-estar, num trabalho conjunto entre as secretarias municipais e instituições parceiras, na Praça Bom Jesus, no centro.

E, à noite, a partir das 18h30, a atividade proposta por Reamilton Espíndola: palestras sobre Saúde Mental, proferidas pelo gerente de Saúde Mental no município, Marco Aurélio Lima, e o psicólogo Sidney Gomes. 

HISTÓRICO
A Campanha Janeiro Branco foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão. O objetivo é construir uma cultura da saúde mental, psicoeducação e criação de políticas públicas dedicadas às necessidades psicossociais.

Dados publicados em 2022 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que quase um bilhão de pessoas vivem com algum tipo de transtorno mental. Neste número estão incluídos os 14% de adolescentes do mundo.

No contexto da construção de uma cultura da saúde mental, a campanha alerta para os cuidados com a saúde mental da população, com ênfase na prevenção de doenças decorrentes do estresse.

Também são incluídos os transtornos mentais comuns, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico. E a síndrome de Burnout (crise do esgotamento profissional), enquadrada como doença ocupacional. 

AÇÕES EDUCATIVAS
A pauta de atividades da Campanha Janeiro Branco é constituída de ações educativas, comumente realizadas em espaços públicos ou privados. São realizadas palestras, panfletagens, caminhadas, entrevistas, rodas de conversa, oficinas terapêuticas e tira-dúvidas sobre temas ligados ao bem-estar emocional e à qualidade emocional de vida. 

REDE DE ATENDIMENTO
Em Anápolis a rede de atenção à saúde é integrada por três unidades do Centro de Apoio Psicossocial da Infância e da Adolescência (CAPS) e um espaço de saúde mental denominado Espaço Florescer. É para esses locais que as unidades de saúde encaminham os pacientes que necessitam de acompanhamento sobre saúde mental.

A Prefeitura de Anápolis informa que o Centro de Apoio Psicossocial da Infância e da Adolescência (CAPS Crescer) atende crianças e adolescentes (zero a 18 anos) que possuem algum tipo de transtorno mental. A unidade conta com psiquiatras, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

O CAPS AD Viver também conta com esta equipe multidisciplinar e oferece serviço específico para o cuidado e atenção continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool e drogas. O VidAtiva acolhe aqueles que possuem qualquer transtorno ou problema de saúde mental, a partir de 18 anos. Ambos funcionam 24 horas por dia. O Espaço Florescer atende pacientes infantis e adultos com transtornos classificados como leves e moderados. 

(Com informações: Gerência Municipal de Saúde Mental / janeirobranco.com.br)