Câmara presta homenagem pela passagem dos 190 anos da Sociedade São Vicente de Paulo

por Orisvaldo Pires publicado 19/04/2023 11h24, última modificação 19/04/2023 11h24
Câmara presta homenagem pela passagem dos 190 anos da Sociedade São Vicente de Paulo

Câmara presta homenagem pela passagem dos 190 anos da Sociedade São Vicente de Paulo

A Câmara Municipal de Anápolis conferiu, numa iniciativa do vereado Lisieux José Borges (PT), certificado de Moção de Aplauso à Sociedade São Vicente de Paulo por seus 190 anos de fundação, celebrados em 23 de abril. Na sessão ordinária desta quarta-feira (19.abr) foram homenageados os líderes vicentinos Reginaldo Lima Soares, Sancler Lopes de Sousa, Egmar de Jesus Oliveira e José Antônio Ribeiro.

Lisieux Borges historiou parte da trajetória da Sociedade São Vicente de Paulo, por volta de 1500, quando o padre Vicente de Paulo, na França, instituiu uma espécie de profissionalização da caridade, criou instituições sociais, amparou crianças e idosos abandonados nas ruas, rejeitadas. Construiu creches e hospitais.

Mais de 100 anos depois o advogado Frederico Ozanan, cristão fervoroso, organizou reuniões nas quais eram tratadas questões como história, política, religião, social, entre outros. Foi desafiado por um opositor, sob argumento de que tinha boas ideias, mas não apresentava obras.

Sob a motivação desse desafio, Frederico Ozanan fundou a Sociedade de São Vicente de Paulo, em 1833, no dia 23 de abril. Uma organização que tem regra própria de atuação e que atualmente atende 70 mil famílias em todo o país. Em Anápolis distribui semanalmente mais de 300 cestas básicas a famílias carentes.

Lisieux José Borges ressaltou também que uma das características da sociedade é realizar seu trabalho sem alarde, sem mídia, de forma silenciosa. Segundo ele, um princípio de humildade e uma resposta ao Evangelho: “que a mão esquerda nãpo saiba o que faz a direita”.

Em Anápolis, disse o vereador, a sociedade é mantenedora de estruturas relevantes na prestação de serviços sociais, como o Centro Materno Infantil, na Vila Jaiara; a Creche Frederico Ozanan e o Asilo São Vicente de Paulo, no Bairro Paraíso.

A Sociedade São Vicente de Paula é constituída por Conferências, que funcionam nos bairros da cidade. Um grupo de conferências formam um Conselho Particular. Agrupados, os conselhos constituem o Conselho Central. E, vários conselhos centrais, formam o Conselho Metropolitano.

Durante a homenagem na Câmara, Sancler Lopes de Sousa lembrou que todos os dirigentes da sociedade são voluntários, “ninguém recebe salário, todos dedicam seu tempo a servir”.

(Foto – Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)

registrado em: