Câmara presta homenagem aos 70 anos da Banda Lira de Prata de Santana

por Geovana de Bortole publicado 27/08/2021 10h26, última modificação 27/08/2021 10h26
Câmara presta homenagem aos 70 anos da Banda Lira de Prata de Santana

Foto: Leandro Lage

Em Sessão Solene realizada na tarde de quinta-feira (26.ago), a Câmara Municipal de Anápolis homenageou a Banda Municipal Lira de Prata de Santana, pelos 70 anos de sua fundação.

A iniciativa partiu do vereador Reamilton Espíndola (Republicanos), que concedeu a Moção de Aplauso em reconhecimento aos trabalhos da banda. O parlamentar destaco que a Lira de Prata é um ícone sociocultural do município. “A banda possui uma carreira promissora, e tem se apresentado em diversas comemorações importantes da cidade. Esta data é muito admirável, e não poderia passar despercebida. Me sinto honrando em poder homenagear esta banda, que neste momento de pandemia tem passado por diversas dificuldades. Esta é uma forma de acalentar e aplaudir de pé o que tudo o que representam para nosso município”, contou.

A solenidade foi presidida pelo terceiro secretário da Mesa Diretora, vereador João da Luz (DEM), que falou que a banda representa um marco para a cidade. “Todos os vereadores aprovaram essa Moção de Aplauso para essa banda, cuja trajetória coincide com a história de Anápolis”, afirmou.

Para a vereadora Cleide Hilário (Republicanos), a banda é a prata de Anápolis. “Eles fazem sucesso em todos os lugares em que se apresenta, e é muito solicitada em todo estado. Todos os componentes são extremamente dedicados e muito bons. Assisti a uma apresentação em Silvania em 2018, e posso garantir que todos ficaram encantados”, disse.

Atualmente a banda conta com 27 músicos, com formação sinfônica. Inicialmente a Lira de Prata tinha um repertório voltado para o dobrado, e hoje possui repertórios com música clássica, popular e o dobrado. A banda foi inserida na prefeitura com o objetivo de suprir as necessidades da cidade e no entorno.

O maestro Sillas Rodrigues relatou que dentro dos 70 anos a Lira de Prata passou por diversos processos. “Há 60 anos a banda é integrante da Prefeitura Municipal, e desde então passou a remunerar os músicos. A banda passou por muitos processos de profissionalização, e os músicos são todos competentes e de excelência. Nossa luta é por reconhecimento e visibilidade, e um gesto como este é de muita sensibilidade do vereador Reamilton e da Casa” , pontuou.

A solenidade contou ainda com a participação do vereador Delcimar Fortunato (Avante), do presidente do Republicanos de Anápolis, Brigadeiro Bragança, do maestro Wando, servidores da Câmara, familiares e amigos dos homenageados e integrantes do Republicanos municipal.

Confira a lista de homenageados:

Maestro Sillas Rodrigues

Claudio Campos de Castilho

Cassio Torres Reis

Fernando de Carvalho Tinoco

Claudinei da Silva

Juliano Ribeiro de Miranda

Daniel José Ribeiro

Warley Paiva Gonzaga

Pedro Paulo Vieira Resende

Wanduilho Veloso de Resende

Gilberto Gonzaga

Dyellyngton Ferreira dos Santos

Wellington Moreira Gomes

Weverton Louredo

Otoniel Tavares

Marcos Elias Ribeiro

Osvaldo Muniz da Silva