Câmara presta homenagem aos 50 anos da Base Aérea e confere título de cidadania anapolina ao Cel- Av Renato Leal Leite

por Geovana de Bortole publicado 04/05/2022 14h20, última modificação 04/05/2022 14h20
Câmara presta homenagem aos 50 anos da Base Aérea e confere título de cidadania anapolina ao Cel- Av Renato Leal Leite

Foto: Ismael Vieira

Em solenidade realizada na noite de terça-feira (3.mai), a Câmara de Anápolis entregou Moção de Aplauso para celebrar o Jubileu de Ouro da Base Aérea de Anápolis, pelo 43º aniversário de criação do 1º Grupo de Defesa Aérea, e para outorgar o Título de Cidadania Anapolina ao comandante da Base Aérea, Coronel-Aviador Renato Leal Leite.
A iniciativa partiu do presidente da Câmara, vereadores Leandro Ribeiro (PP), e do vereador Lisieux José Borges (PT).


Leandro disse que a história da cidade de Anápolis se confunde com a da Base Aérea. “Sempre foi motivo de muito orgulho para nós. A cidade é conhecida em todo país por conta da Base. Sua contribuição é muito importante para o país. Recebemos importantes missões, como o resgate dos brasileiros que estavam em meio à guerra da Ucrânia e precisavam de ajuda do Brasil. Também estou muito feliz em poder entregar o título de cidadania ao Cel.Av Renato Leal Leite”, declarou.

O vereador Lisieux José Borges contou que a Base Área hoje é uma referencia extraordinária para o munícipio. “É uma instituição militar, mas a interação é tão grande, que temos orgulho de falar que é a nossa Base Aérea. Forneci muitos anos e tive o privilégio de fazer parte. É uma homenagem justa e merecida”, disse.

Cabo Fred Caixeta (Avante), falou que teve uma passagem curta pela Base antes de entrar na Polícia militar. “Foram dois anos, e posso dizer que a Base Aérea fez parte da minha vida e da minha história”.

Brigadeiro Bragança reconheceu que a criação da Base promoveu uma integração tão grande que o agradecimento é público. “Agradeço pelos baseanos de ontem e de hoje, e pela cidade de Anápolis, que tão bem nos acolheu e fez com que criássemos um elo na Força Aérea Brasileira. Me sinto orgulho por esse cinquentenário e como anapolino, parabenizo o comandante por se tornar conterrâneo”, frisou.

O mais novo cidadão anapolino, coronel Renato, se sente honrado por essa homenagem. “Cheguei aqui com dois anos, acompanhando meu pai. Sempre quando me perguntam de onde sou, sempre respondi que nasci em Fortaleza, mas sou anapolino. Hoje isso passa a fazer ainda mais sentido. Desde cedo fui moldando a minha personalidade goiana. Comandar a Base Aérea é algo extremamente gratificante. Esses vão ser dois anos de muito trabalho. Agradecemos por essa belíssima homenagem, e também a todos que foram responsáveis por esse momento. Obrigado por tornar um simples anapolino de coração, em um anapolino de fato”

Também participaram da solene os vereadores Domingos Paula (PV) Frederico Godoy (SD)
Base Aérea de Anápolis e 1º Grupo de Defesa Aérea.


A Base Aérea de Anápolis foi criada em 9 de fevereiro de 1972, com a ativação do Núcleo da 1ª Ala de Defesa Aérea. Deste núcleo, em 1979, surge o 1º Grupo de Defesa Aérea de Anápolis (GDA).

Em 1973 foi criada a Prefeitura de Aeronáutica. Em 1973 foi ativado o Núcleo de Proteção ao Voo de Anápolis. Em 18 de janeiro de 2000 foi incorporado à Base Aérea o 2º/6º Grupo de Aviação, ponta de lança do Sistema de Proteção da Amazônia.

A Base Aérea de Anápolis foi a primeira organização militar da Força Aérea Brasileira concebida para operar uma aeronave específica, o caça Dassault Mirage III E/D, que receberam a designação F-103.

Atualmente esta unidade militar recebe os mais modernos aviões, como o KC-390 Millennium. E, em breve, o avião de caça F-30 Gripen.

Coronel-Aviador Renato Leal Leite.

O Coronel-Aviador Renato Leal Leite tem 46 anos, nasceu em Fortaleza (CE). É casado com Milena Gabriel Leite. Tem dois filhos: Mateus e Marina.

Ingressou na Força Aérea Brasileira em 1994. Atingiu o atual posto em 31 de agosto de 2019. Possui 2.500 horas de voo, sendo mais de 2 mil horas em aeronaves de caça.

Cursos acadêmicos: Formação de Oficiais Aviadores (AFA), de Aperfeiçoamento, e de Comando e Estado Maior. Entre os cursos operacionais estão Formação de Piloto de Caça, Tática Aérea, Líder de Esquadrilha de Caça e Segurança de Voo.

Tem MBA em Gestão Pública e especialização em Ciências Militares, entre outros cursos. Foi chefe de seção em várias áreas, presidente do Grupo Fox, chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle na SAAB, e gerente do Projeto F-X2.

Entre as condecorações já recebidas estão a Medalha Militar de Prata, Medalha Mérito Santos Dummont, e Ordem do Mérito Aeronáutico.

A vasta experiência e a atuação do novo comandante nas atividades da Força na aquisição da nova aeronave de caça, o sueco Gripen, o credenciaram para comandar a unidade da FAB que irá operar o novo avião.

Renato Leal Leite foi o primeiro piloto brasileiro a voar o Gripen, desde que a aeronave foi anunciada como o novo avião de combate brasileiro, em dezembro de 2013.

É atualmente o comandante da Base Aérea de Anápolis.

 

 

 

 

 

 

registrado em: