Câmara Municipal presta homenagem a vigilantes patrimoniais de Anápolis

por marcos — publicado 27/06/2019 10h50, última modificação 27/06/2019 10h50
Câmara Municipal presta homenagem a vigilantes patrimoniais de Anápolis

Vereadores e homenageados na foto oficial da Sessão Solene (Foto: Ismael Vieira)

Vigilantes patrimoniais foram homenageados na manhã desta quinta-feira (27.jun), em Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de Anápolis, por iniciativa do presidente Leandro Ribeiro (PTB). O evento foi proposto em alusão ao dia nacional da categoria, comemorado anualmente em 20 de junho.

“Nada mais justo do que essa homenagem, pois vocês ajudaram a modificar o cenário da segurança do nosso município, dando apoio significativo às forças públicas que atuam na área”, disse Leandro.

O presidente frisou o profissionalismo dos vigilantes patrimoniais de Anápolis. Hoje são cerca de 1,1 mil em atuação na cidade . Em Goiás são 20 mil vigilantes. “São pessoas que assumiram como missão proteger e vigiar propriedades públicas e privadas, colaborando para a paz social”, completou.

Também em discurso, o vereador Domingos Paula (PV) ressaltou a importância do vigilante, uma profissão de risco, mas que é abraçada como um sacerdócio por aqueles que a escolhem. “Quero cumprimentar cada um, que Deus possa abençoá-los. Que exerçam a profissão com segurança”.

O vereador João Feitosa (PTB) também ressaltou a importância de a Câmara Municipal prestar homenagem aos vigilantes. Ele lembrou que em 2010 foi autor de lei, ao lado do ex-vereador Valmir Jacinto, criando o Dia do Profissional de Segurança Privada em Anápolis, celebrado também em 20 de junho.

O presidente da Associação dos Vigilantes e Porteiros de Goiás (Asvip-GO), Assumar Borges, parabenizou os profissionais homenageados, classificados por ele como “verdadeiros guerreiros”. “Em nome de todos os vigilantes e porteiros, a associação vem aqui recebê-los e dizer que a função de vocês é muito importante”, comentou.

Assumar disse que a vigilância patrimonial de Goiás tem sido uma referência nacional. “Saímos na frente, com profissionais altamente treinados e qualificados. A parceria entre segurança pública e privada se torna cada vez mais necessária nos dias atuais”, ressaltou o presidente.

Representante do deputado federal Major Vitor Hugo (PSL), o ex-vereador Sargento Pereira Júnior relembrou promessas de campanha do parlamentar: porte de arma após o serviço, utilização de calibre igual ao dos policiais e pena aumentada para quem agride um profissional da categoria.

O policial federal Suender Teodoro da Silva reivindicou, em discurso, um cuidado especial com os vigilantes na reforma da Previdência. “É preciso colocar a categoria também como atividade de risco”. Ele também falou da importância da segurança privada para a sociedade, quando atua em conjunto com as forças públicas.

A Asvip-GO também fez homenagens. Um dos agraciados com diploma de honra ao mérito da entidade foi dado ao presidente Leandro Ribeiro. “Reconhecemos aqui o apoio fundamental do senhor para a nossa categoria”, afirmou o Borges.

Outros homenageados da Asvip-GO foram Álvaro José de Oliveira, Moisés Henrique (presidente da Associação dos Vigilantes e Porteiros de Anápolis) e Suender Teodoro da Silva.

A Sessão Solene teve ainda a presença dos vereadores Deusmar Japão (PSL) e Mauro Severiano (PSDB), e do sargento Aguinaldo Aparecido da Silva, representante do comando da Companhia de Policiamento Especializado (CPE).

Homenageados

Álvaro José de Oliveira Peres
Antônio Aurélio da Gama Júnior
Antônio Carlos Ferraz dos Santos
Auciene Maria de Castro
César Augusto do Espírito Santo da Silva
Daniel Martins de Lima
David Alves Ximenes de Souza
Diego Augusto Rocha
Diego Rodrigues Rosa
Edson Freitas da Silva
Eliane Aparecida Cândida Gomes
Eliezer de Jesus Vaz (Cardoso Segurança)
Esli Geremias Feitosa
Franck Pires do Carmo
Franklim Lima de Souza
Héber Dias da Silva
Jefferson Pereira dos Anjos
Joel Alves Martins Silva Ferreira
Marcos Gonçalves Alves Teixeira
Marcos Rogério da Silva Vieira
Marcos Vinicius Soares da Silva
Maria Gerusa Soares dos Santos
Maylon Silva Dutra
Moises Henrique Ferreira
Nilton Eloi de Castro
Pedro Calixto Soares
Rosiclêr Firmino de Moura
Suender Teodoro Da Silva
Tiago da Silva Bettencourt
Wanderlei José de Oliveira
Wantuir Alves de Barros