Câmara presta homenagem a profissionais de Medicina Veterinária e faculdades

por Júlio César publicado 10/09/2021 14h35, última modificação 10/09/2021 15h09
Câmara presta homenagem a profissionais de Medicina Veterinária e faculdades

Câmara presta homenagem a profissionais de Medicina Veterinária e faculdades

A Câmara Municipal de Anápolis conferiu o Certificado São Francisco de Assis, homenageando profissionais de saúde animal e instituições de ensino superior, na noite desta quinta-feira (09.set), no hall do Poder Legislativo. A propositura pertenceu à vereadora Seliane da SOS (MDB).

 

O tributo fez referência à comemoração do Dia do Médico Veterinário, celebrado anualmente em 9 de setembro. Seliane da SOS pontuou que é muito importante reconhecer o trabalho deste profissional, porque tanto o homem quanto à mulher que presta seu talento a essa área, funciona como parceiro. Na visão dela, sem eles não existiriam os protetores de animais.

 

“Nós escolhemos esta data porque, no dia 9, São Francisco é o símbolo dos protetores. Ele é o cuidador dos animais e representa quem cuida da causa animal”, destacou a vereadora. Por causa disso, segundo ela, as pessoas da sociedade têm de agradecer muito ao médico e à medica veterinária.

 

Sem o médico veterinário, frisou Seliane da SOS, não existiriam os protetores de animais. “São eles que nos socorrem, que nós ligamos quando o animal se encontra debilitado, doente. Estes profissionais são as primeiras pessoas que possuem vínculo com os bichos quando são resgatados. É impossível eu falar da causa animal sem dizer destes cuidadores companheiros e que salvam vidas”, avaliou.

 

Cleide Hilário (Republicanos) lembrou que, no passado, as pessoas tinham animais em casa, contudo não havia o cuidado necessário devido à falta deste profissional. Ela disse que ao propor o referido título hoje, a vereadora Seliane demonstrou que não se deve apenas resgatar os bichos, mas deve-se ter o cuidado, o zelo próprio. “Nada mais do que a presença do médico veterinário para agir”, informando ainda que que esse trabalho é de saúde pública porque, com certeza, as pessoas não apresentarão doenças, já que cuidam de seus animais.

 

Domingos Paula (PV) ressaltou a importância de se valorizar a profissão do médico veterinário. Como vice-presidente da Câmara, que aprovou o certificado, destacou que a  classe profissional cresceu muito e tem o respeito da população, dos vereadores e do prefeito da cidade. “Para nós é um prazer entregar esse documento a esses profissionais”, emendou.

 

Delcimar Fortunato (Avante) elogiou Seliane da SOS pelo trabalho junto aos médicos veterinários e pelo entusiasmo e pela coragem com que ela lida com o reino animal. Para ele, imagens em redes sociais e depoimentos das pessoas mostram a dedicação da vereadora. É importante, para ele, essa união de parceiros. 

 

Conselho Regional de Medicina Veterinária

 

Rafael Vieira, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), exprimiu que a data é de muita alegria para se comemorar para a classe veterinária e para o profissional médico veterinário. Ele falou que desde 1933, ano em que a profissão foi regulamentada, é motivo de orgulho a tomada de consciência do quanto a área é essencial.

 

“É nessa data que a gente tira para engrandecer, enaltecer a nossa profissão. Se a gente não comemora hoje, é como se o ano não tivesse completo. Toda data é festiva para a Medicina Veterinária e de muito orgulho. É um dia que falamos muito da profissão, que a gente esclarece sobre a nossa atuação, enquanto profissional de saúde, produtor de alimentos e quem cuida do bem-estar animal, por isso a nossa área é digna de muita satisfação mesmo”, valorizou Rafael Vieira.

 

O presidente do CRMV explicou que o médico veterinário pode atuar em mais de 80 áreas e que o profissional participa de vários campos importantes para a manutenção da humanidade. Ele detalhou que, ao produzir alimentos, ao cuidar da saúde animal e ao zelar do meio ambiente, o representante da profissão terá um universo melhor.

 

Rafael Vieira falou ainda que o conselho atua em todo o estado e é um órgão que regula a atividade profissional. Durante o exercício da fiscalização, por exemplo, é feita a vitória em clínicas, hospitais e consultórios, bem como de frigoríficos e de casas agropecuárias. Ele salientou também que o conselho atua como órgão fiscalizador e verificador da atividade profissional, colaborando para a sociedade consumidora do serviço veterinário.

 

Foto: Ismael Vieira

 

 

RELAÇÃO DOS HOMENAGEADOS

DRA. POLLYANNA DA SILVA PORTO BERNARDES

DR. CARLOS JOSÉ DE ARAÚJO JUNIOR

DR. JÚLIO CESAR CHAVEIRO LEITE

DR. FABRICIO LEITE DE BRITO

DRA. GISELE FERREIRA DOS SANTOS EGUTI

DRA. LARA LACERDA DA COSTA

DRA. FABIANA CHAVES BORGES

DR. WESKLY ALVES GONÇALVES

DR. WILLIAM ARAUJO DO NASCIMENTO

DR. APOWE SANTOS DE CASTRO

DR. KALLEW MOABE LOPES BISPO

DR. GUSTAVO HENRIQUE RODRIGUES DOS SANTOS

DRA. MIKAELLE OLIVEIRA BRAGA PORTO

DR. PLINNIO GALDINO DE OLIVEIRA

DRA. ELISÂNGELA DE ALBUQUERQUE SOBREIRA

DR. GABRIEL DE ABREU PFRIMER

DR. ROBERTO BERNARDES DA SILVA JÚNIOR

DRA. LILIAN PORTES GUIMARÃES DE MIRANDA

DR. VINICIUS RIVERA PRADO CARDOSO

DRA. SUYAN BRETHEL DOS SANTOS CAMPOS

DRA. ANA KAROLINA CAMARGO

DRA. GIOVANA MODESTO DA SILVEIRA

RAUL AMERICANO DE ALARCÃO E MARIA DE FÁTIMA SANTOS ALARCÃO

SCHAUANA M. P. F. ALARCÃO E JOÃO LUCCA ALARCÃO (MÃE E FILHO - DR JOÃO PAULO ALARCÃO)

DR. RAFAEL COSTA VIEIRA - PRESIDENTE CRMV

DR. STIWENS ROBERTO TREVISAN ORPINELLI

DRA. JULIANA DIAS MARTINS

DR. LEANDRO CLEMENTINO BRAGA

DRA. DEBORA PEREIRA GARCIA MELO

DRA. EVELYN CAMILA DA SILVA MARQUES

UNIEVANGELICA

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

FACULDADE METROPOLITANA DE ANÁPOLIS