Câmara, por iniciativa de Domingos Paula, concede título de cidadania a presidente da Cufa Goiás

por Fernanda Morais e Orisvaldo Pires — publicado 27/10/2021 18h30, última modificação 27/10/2021 18h35
Câmara, por iniciativa de Domingos Paula, concede título de cidadania a presidente da Cufa Goiás

Câmara, por iniciativa de Domingos Paula, concede título de cidadania a presidente da Cufa Goiás

O presidente da Central Única das Favelas de Goiás (Cufa), Breno Rodrigues Lemes Cardoso, foi homenageado pela Câmara Municipal de Anápolis na noite desta terça-feira (26.out), com o título de cidadania Anapolina. A honraria foi concedida por iniciativa do vice-presidente da Câmara, vereador Domingos Paula (PV), com apoio unânime de todos os demais vereadores.

A sessão solene foi conduzida pelo presidente do Legislativo, Leandro Ribeiro (PP). Teve presença do ex-vereador e ex-deputado Valdair de Jesus Costa, apoiador dos projetos da Cufa e responsável pela indicação do nome de Breno Cardoso ao vereador Domingos Paula, para que fosse reconhecido com a cidadania Anapolina.

A primeira dama do município, Vivian Naves, foi representada no evento por Renata Prado. Também estiveram presentes o presidente da Cufa Municipal, André Luiz,  representantes de vários segmentos esportivos e dezenas de lideranças comunitárias integrantes da entidade. “A Cufa tem um relevante trabalho prestado aos anapolinos, especialmente nos últimos dois anos, no período da pandemia”, disse Valdair de Jesus.

Domingos Paula evidenciou o trabalho social desenvolvido pela Cufa em Anápolis e em todo o estado de Goiás. “Essa multidão presente aqui no plenário da Câmara nesta noite, é a comprovação da seriedade e importância deste trabalho voltado ao esporte e às ações sociais. A Cufa recebe doações de empresas, monta os kits e entrega às famílias carentes”, disse o vereador.

Leandro Ribeiro entende que a honraria concedida à Cufa é um reconhecimento pelo serviço humanitário que a entidade prestou às famílias anapolinas no período pandêmico, “um grande trabalho em prol dos mais necessitados”. O presidente do Legislativo lembrou de ações da Cufa como a Copa das Favelas e a ação humanitária ‘Mães da Favela’. Segundo ele, em momentos de dificuldade, a entidade levou condições de sobrevivência às famílias”.

Breno Cardoso lembrou que assim que foi implantada em Anápolis, a Cufa teve como sua primeira referência o escritório de propriedade de Valdair de Jesus. Segundo ele a entidade é uma “interlocutora” entre a comunidade, a periferia e os mais diversos setores da sociedade. Disse que é fundamental a parceria com a Prefeitura de Anápolis, por meio do programa Voluntários de Coração, “o prefeito Roberto Naves e a primeira dama Vivian Naves acreditaram neste projeto desde o início”.

A Cufa, disse seu presidente, está em 35 cidades de Goiás. Em especial em Anápolis que, afirmou, “é o maior polo esportivo de Goiás”. Explicou com a entidade desenvolve suas ações por meio da cultura, esporte, educação e cidadania, com participação direta das lideranças comunitárias. Em Anápolis, informou, a ação social da Cufa ajudou diretamente 18 mil famílias.

CURRÍCULO
Breno Rodrigues Lemes Cardoso tem 39 anos. Cursou Direito e Educação Física, e se graduou em Administração. É líder social em Goiás, preside duas ONGs: Central Única das Favelas de Goiás (Cufa) e a Central das Comunidades, Favelas e Periferias (Comfape), tendo sido o fundador desta última. Foi o idealizador das ações humanitárias denominadas #Cufacontraovirus (intermediação de doações de indústrias a famílias em situação de vulnerabilidade), e a #maesdafavela (que leva renda a mães vulneráveis, ação criada pela Unesco).

(Foto: Geraldo Fleury / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)