Câmara participa do lançamento do aplicativo +Anápolis e vereadores evidenciam “transparência”

por orisvaldo — publicado 27/05/2019 22h10, última modificação 27/05/2019 22h24
Câmara participa do lançamento do aplicativo +Anápolis e vereadores evidenciam “transparência”

Câmara participa do lançamento do aplicativo +Anápolis e vereadores evidenciam “transparência”

No entendimento que é necessário respaldar as iniciativas que visam ampliar a transparência dos atos dos gestores públicos, o presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereador Leandro Ribeiro (PTB), representou o Poder Legislativo na cerimônia de lançamento do aplicativo +Anápolis, pela Prefeitura Municipal, na tarde desta segunda-feira (27.mai), no auditório do Senac. O líder do prefeito na Câmara, vereador Wederson Lopes (PSC), e o vereador Fernando Paiva (Podemos) também participaram do evento. A apresentação do aplicativo foi feita pelo próprio prefeito Roberto Naves (PTB). 

O aplicativo +Anápolis, segundo Roberto Naves, tem o objetivo de aproximar e facilitar a comunicação entre a administração municipal e os cidadãos. Com esta ferramenta a população pode apontar, em tempo real, as demandas de seu bairro, solicitar serviços como roçagem, poda de árvores, tapa buraco, iluminação, bocas de lobo, entre inúmeros outros serviços. As pessoas podem informar sobre falta de médicos e de medicamentos, identificar focos do mosquito transmissor da Dengue e até mesmo se informar sobre localização de unidades de saúde e outros pontos de atendimentos diversos à comunidade. 

Leandro Ribeiro explicou que uma das premissas da atual Mesa Diretora da Câmara é o compromisso com a transparência. “O aplicativo +Anápolis vem de encontro às ações que também estamos implementando no Poder Legislativo”, disse. Segundo ele, esta é uma nova ferramenta para aproximar os gestores públicos e a população, “é a tecnologia facilitando a vida para a família, oferecendo uma resposta rápida para que as pessoas tenham mais acessibilidade e tranquilidade, e para que o setor público ofereça transparência nos serviços oferecidos”. 

Em janeiro deste ano, ainda nos primeiros dias de sua gestão como presidente da Câmara, Leandro Ribeiro definiu a transparência como fator de referência na estratégia de comunicação entre o Legislativo e a sociedade. De imediato dinamizou o Portal da Transparência, pelo qual os cidadãos acessam todos os dados do Poder Legislativo, como licitações, contratos, despesas e receitas, folha de pagamento, prestação de contas e relatórios fiscais. Ampliou os canais de comunicação, o site informativo e a programação da TV Câmara. Em breve vai anunciar o início das operações do canal aberto da TV Câmara. 

Wederson Lopes também entende que o +Anápolis é mais uma atitude da administração pública em direção ao zelo pela transparência. Segundo ele, é neste contexto que exerce sua função de liderança do prefeito na Câmara, transmitindo a mensagem de respeito e de transparência do Executivo para com o Legislativo. O deputado Amilton Filho, que em sua gestão como presidente da Câmara de Anápolis, reestruturou todos os procedimentos de informação e transparência, avalia o +Anápolis como um salto importante na relação direta da administração com a população.

O lançamento do aplicativo +Anápolis contou ainda com a presença do vice-prefeito Márcio Cândido; o diretor de Comunicação da Prefeitura, jornalista Leonardo Gonçalves; o delegado da Polícia Federal, Antônio José dos Santos; o deputado estadual, Amilton Filho (SD); o administrador do Daia, Marlon Caiado; o gestor do Anápolis Vôlei, Dante Amaral; além de vários secretários municipais, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Base Aérea de Anápolis e jornalistas.

(Foto: Renato Lopes / Dircom)