Câmara participa de assinatura de termo de compromisso dos beneficiados do programa Graduação

por orisvaldo — publicado 09/12/2019 10h58, última modificação 09/12/2019 10h58
Câmara participa de assinatura de termo de compromisso dos beneficiados do programa Graduação

Câmara participa de assinatura de termo de compromisso dos beneficiados do programa Graduação

A Câmara Municipal de Anápolis participou do ato de assinatura do Termo de Compromisso entre a Prefeitura de Anápolis, as instituições de ensino superior e os 172 bolsistas contemplados no programa GraduAção. A cerimônia foi realizada na manhã deste domingo (8.dez), no auditório Richard Edward Senn, no Colégio Couto Magalhães, Setor Universitário. O presidente Leandro Ribeiro (PTB) e os vereadores Wederson Lopes (PSC) e Pedro Mariano (PRP), representaram o Poder Legislativo.

O termo assinado neste domingo estabelece as normas do programa e define as obrigações do beneficiado. Para se manter no programa o acadêmico precisa atender obrigações como freqüência escolar e desempenho. O GraduAção tem a finalidade de facilitar o acesso à faculdade por parte de estudantes de baixa. Os acadêmicos foram selecionados nos últimos quatro meses, passaram por entrevistas e apresentaram documentos.

A assinatura do documento foi coordenada pelo prefeito Roberto Naves (PTB), acompanhado da primeira-dama, Vivian Naves, e o vice-prefeito, Márcio Cândido (PSD). Também estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social, Eerizânia Freitas Lobo; a diretora de Trabalho, Emprego e Renda desta Secretaria, Letícia Jury; e o reitor da UniEvangélica, Carlos Hassel Mendes.

Leandro Ribeiro ressaltou o alto grau de desenvolvimento social proporcionado pelo GraduAção. “Nada mais gratificante que participar do início de mais de 170 sonhos, estudantes que conquistaram suas bolsas de estudo por meio deste programa. São investimentos para o futuro da nossa cidade, novos médicos, advogados e demais profissões que ajudarão a construir a Anápolis que desejamos. O Poder Legislativo anapolino apóia projetos que mudam as vidas das pessoas e transformam sonhos em realidade”, disse.

O GraduAção foi criado pelo prefeito Roberto Naves por meio da Lei nº 4020, de 17 de junho de 2019. O projeto foi debatido, entre outros segmentos, com a Câmara Municipal. Os vereadores participaram das discussões desde os primeiros passos. Depois debateram o projeto nas comissões do Legislativo e aprovaram em plenário.

Beneficia as famílias que recebem até três salários mínimos. Aquelas que recebem até seis salários mínimos foram contempladas com as bolsas parciais, em que o valor do benefício varia de acordo com a média escolar do aluno. Destas bolsas dez são exclusivas para o curso de Medicina. 

HISTÓRICO
O prefeito Roberto Naves, que também é professor, classificou a data como “histórica”. Lembrou que já a partir deste mês de dezembro os contemplados passam a contar com a ajuda da Prefeitura para pagar sua faculdade. “Isto significa muito para mim, pois eu sei muito bem o que é a luta de entrar em uma faculdade sem ter a certeza se vai chegar ao fim, por falta de condições financeiras. Mas uma coisa eu aprendi na vida: O que eu vivi de bom eu quero que os outros também vivam. Mais de 170 pessoas que viviam a mesma incerteza que eu vivi um dia, agora podem descansar tranqüilos, pois não é por falta de dinheiro que não terão o seu diploma”, ressaltou o chefe do Executivo.

Letícia Jury, responsável pela coordenação do programa e também professora universitária, comentou sobre a importância do GraduAção. “Conversava sobre isso com o prefeito Roberto Naves e com a primeira-dama Vivian Naves. Já perdi alunos maravilhosos, que abandonaram o curso de Jornalismo por não terem condições de pagar as mensalidades. Fico feliz por viver em uma cidade onde o ensino superior é valorizado”, concluiu.

(Foto: Hélio Afonso / Diretoria de Comunicação)

registrado em: