Câmara participa de assinatura de contratos da segunda turma do programa ‘Aprendiz Anápolis’

por Orisvaldo Pires publicado 22/02/2022 23h29, última modificação 22/02/2022 23h29
Câmara participa de assinatura de contratos da segunda turma do programa ‘Aprendiz Anápolis’

Câmara participa de assinatura de contratos da segunda turma do programa ‘Aprendiz Anápolis’

O presidente da Câmara de Anápolis, Leandro Ribeiro (PP) disse que o programa ‘Aprendiz Anápolis’, mais que contribuir com renda para jovens com idade entre 14 e 18 anos incompletos, “traz educação funcional e empresarial”. A declaração foi feita durante uso da palavra na cerimônia de assinatura dos primeiros 67 contratos da segunda turma do programa, realizada na tarde desta terça-feira (22.fev) no auditório do Senai, no centro da cidade.

Leandro Ribeiro estava acompanhado dos vereadores Professor Marcos (PT), Andreia Rezende (SD) e Cabo Fred Caixeta (Avante). “É devido a programas como este que, quando chega à Câmara um projeto oriundo do Executivo, atuamos para dar celeridade, para que esses benefícios contemplem a sociedade”, disse o presidente. A coordenadora do programa, Flávia Xavier, disse que até o final do ano devem ser assinados 250 contratos no total. Em 2019 a primeira turma contou com 148 aprendizes.

O ‘Aprendiz Anápolis’ é um programa da Prefeitura de Anápolis, aplicado pela Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). Também estão envolvidas na execução as secretarias municipais de Indústria, Comércio, Trabalho, Emprego e Renda; e de Integração Social, Esporte e Cultura. Os jovens beneficiados se encontram em situação de vulnerabilidade social e estão cadastrados no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Todo o programa é orientado pela primeira dama, Vivian Naves, que prestigiou o evento.

Os jovens que assinaram contrato vão prestar serviços nos diversos setores da administração municipal, no contraturno escolar, além de realizar cursos de qualificação, terem acompanhamento de rendimento escolar e serem preparados para o mercado de trabalho. Cada jovem integrado ao programa recebe R$ 516 por mês, vale transporte, com direito a férias, 13º salário e seguro de vida. Os recursos são oriundos dos cofres municipais.

O prefeito Roberto Naves (PP) disse que os jovens beneficiados se inseriram no programa por força própria, sem apadrinhamentos políticos. Segundo ele, o ‘Aprendiz Anápolis’ vai além do emprego e da profissão, “é um complemento daquilo que os professores ensinaram na escola e daquilo que os pais ensinaram em casa”.  Roberto Naves propôs à Câmara, ao Judiciário, ao Ministério Público, secretários e demais parceiros que o programa seja ampliado. A resposta foi positiva de todas as partes.

Também participaram do ato de assinatura dos contratos os secretários Alex Martins (Indústria, Comércio, Trabalho, Emprego e Renda) e Andrea Lins (Integração Social, Esporte e Cultura); da Vara da Infância e da Juventude o juiz Carlos José Limongi Sterse e a promotora de Justiça Maísa Morgana Torres; a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Márcia Beatriz Dias Santos; coordenador do Renapsi, Estevão Costa de Andrade; além dos aprendizes, familiares e convidados.

(Foto: Gutto Neves / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)

registrado em: