Câmara participa de ação ambiental para limpeza de trecho do Ribeirão das Antas

por orisvaldo — publicado 22/08/2019 13h13, última modificação 22/08/2019 13h13
Câmara participa de ação ambiental para limpeza de trecho do Ribeirão das Antas

Câmara participa de ação ambiental para limpeza de trecho do Ribeirão das Antas

A Comissão de Urbanismo, Transporte, Obras, Serviços e Meio Ambiente, da Câmara Municipal de Anápolis, participou na manhã desta quinta-feira (22.ago), de ação ambiental no trecho do Ribeirão das Antas que corre na Fazenda Cachoeira, localizada na região leste do município, a um quilômetro do distrito de Joanápolis e a 18 quilômetros do centro de Anápolis. 

A atividade foi promovida por iniciativa do projeto ‘Na beira da mata’, coordenado pelo ambientalista Valdivino Félix. Teve parceria com a Câmara Municipal de Anápolis, a Saneago, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e o Colégio Estadual da Polícia Militar – Unidade Arlindo Costa. 

Entre os vereadores que participaram da ação o presidente da comissão, Wederson Lopes (PSC), e os membros Thaís Souza (PSL), Lélio Alvarenga (PSC) e Fernando Paiva (Pode). E ainda o comandante do CPMG Arlindo Costa, tenente-coronel Edival Soares Batista; o representante da secretaria do Meio Ambiente, advogado Fabrício Lopes da Luz; o agente administrativo ambiental da Saneago, Wellington França Barcelo; e o assessor do deputado federal Major Vítor Hugo, ex-vereador Sargento Pereira Júnior (PSL). 

Um grupo de aproximadamente 30 alunos do CPMG realizou o recolhimento de detritos que estavam no leito do ribeirão. Foram encontrados materiais à base de vidro, plástico e papel. Ao todo esses produtos encheram aproximadamente 50 sacos com capacidade para cem quilos. Foi possível ainda perceber uma camada de espuma que cobria parte do ribeirão, além de assoreamento crescente. 

Wederson Lopes evidenciou o viés educativo da ação realizada no Ribeirão das Antas. “Os jovens alunos ficaram maravilhados com a possibilidade de fazer algo concreto em defesa da natureza. E nós também. A Câmara de Anápolis, por meio da Comissão de Meio Ambiente, vai sempre apoiar ações com esse objetivo”, disse o presidente da comissão. 

Thaís Souza, Fernando Paiva e Lélio Alvarenga destacaram que a ação ambiental realizada nesta quinta-feira é um “despertar” para autoridades e sociedade em geral. Um alerta para conscientizar as pessoas da urgência em preservar o Ribeirão das Antas. 

O ambientalista Valdivino Félix disse que o sucesso de ações como esta é a união de forças em torno de um objetivo. “Nosso trabalho de ativismo ambiental tem o objetivo de mobilizar a sociedade para a necessidade urgente da preservação dos nossos mananciais. Juntos com a Câmara, os alunos do CPMG Arlindo Costa, a Saneago, a secretaria municipal de Meio Ambiente, entre outros, temos mais chances de alcançar o resultado que queremos: salvar o Antas”, disse Félix. 

Para o tenente-coronel Edival Soares, a disposição dos alunos do CPMG Arlindo Costa “renova nossa esperança no compromisso da juventude em tornar o mundo melhor”. Fabrício Lopes da Luz revelou que o município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, incentiva e participa efetivamente de atividades como a que aconteceu nesta quinta-feira.