Câmara participa da inauguração oficial do Presídio Estadual de Anápolis, luta antiga do Poder Legislativo anapolino

por Camila Virgínia — publicado 16/02/2018 22h20, última modificação 20/02/2018 15h06
Câmara participa da inauguração oficial do Presídio Estadual de Anápolis, luta antiga do Poder Legislativo anapolino

Câmara participa da inauguração oficial do Presídio Estadual de Anápolis, luta antiga do Poder Legislativo anapolino

A necessidade de construção de um presídio em Anápolis, com intuito de minimizar os graves problemas registrados no sistema prisional do município, foi sempre tema de debates, projetos e cobranças dos vereadores anapolinos junto às autoridades políticas e penitenciárias de Goiás. E, na manhã desta sexta-feira (16.fev) a Câmara Municipal de Anápolis participou da concretização deste projeto, com a inauguração do Presídio Estadual de Anápolis. 

A inauguração foi dirigida pelo governador Marconi Perillo (PSDB), O vice-governador José Éliton (PSDB), e o diretor geral de Administração Penitenciária coronel Édson Costa. O Poder Legislativo foi representado pelo presidente Amilton Filho (SD), acompanhado dos vereadores Leandro Ribeiro (PTB); Thaís Souza (PSL); Pastor Elias Ferreira (PSDB); Lélio Alvarenga (PSC); e Deusmar Japão (PSL). 

O evento contou ainda com a presença do prefeito Roberto Naves, o vice-prefeito Márcio Candido, além de outras autoridades. Além dos secretários estaduais Francisco Pontes, Onaide Santillo e João Gomes, o procurador-geral de Justiça, Benedito Torres, o deputado Carlos Antônio, e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), o desembargador Gilberto Marques. 

O presídio de Anápolis ocupa seis mil metros quadrados de área edificada, para abrigar 300 detentos. Foram aplicados na obra R$ 19 milhões. A estrutura também conta com sala de aula, pátio para banho de sol e áreas de atendimentos de saúde, psicológicos e espirituais. 

Amilton Filho elogiou as instalações, segundo ele a estrutura é adequada e essa unidade é um reforço para segurança na cidade. “Esse que é um anseio antigo de todos nós que defendemos e lutamos pela melhoria da segurança pública da nossa cidade, estamos satisfeitos por acompanhar mais este benefício real e necessário, que finalmente agora foi entregue”, afirmou. 

Pastor Elias ressaltou que este dia é muito importante para cidade de Anápolis, por meio desta conquista para segurança pública. “Temos lutado e acreditado na melhoria da segurança em nossa cidade, esperamos com afinco por essa conquista e seguimos na busca por muitas outras para o nosso município”, ressaltou. 

O governador afirmou que o presídio não receberá mais presos do que a capacidade máxima permitida. "Vamos começar transferindo alguns presos de Anápolis e, em seguida, os de outras unidades do estado", disse Marconi Perillo. Mesmo agora a partir da inauguração oficial, a Câmara Municipal de Anápolis vai acompanhar o início gradativo de funcionamento, para que sejam realmente atendidos todos os anseios da sociedade anapolina em relação ao sistema prisional no município.

(Foto: aredação)