Câmara participa da abertura do ‘Maio Laranja’, que estimula debates sobre o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes
Câmara participa da abertura do ‘Maio Laranja’, que estimula debates sobre o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes
A atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Anápolis, com apoio de todos os demais vereadores, atua na construção de políticas públicas e para o fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente, de forma especial em relação à temática da violência sexual.
Essa é uma das informações que a presidente da Câmara, vereadora Andreia Rezende (Avante) apresentou em sua fala, durante o ato de lançamento da campanha ‘Maio Laranja’, na tarde desta segunda-feira (5.mai), no Teatro Municipal, sob a coordenação da Prefeitura Municipal.
Dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. O ‘Maio Laranja’ é uma inciativa que visa dar visibilidade a este assunto. Trata-se de uma campanha de conscientização, sob o entendimento de que, para combater qualquer problema, é necessário conhece-lo.
Andreia Rezende explicou que, por meio de leis e parcerias com o Executivo, o Poder Legislativo atua para entregar ações concretas à sociedade, no contexto do combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Segundo ela, todas as instituições e entidades que formam essa rede de atuação devem ser valorizadas.
O legislativo também foi representado pelo 1º secretário da Mesa e líder do prefeito, vereador Jean Carlos (PL); o 2º secretário da Mesa, vereador Professor Marcos (PT); o 3º secretário, vereador Ananias Júnior (Agir); o 4º secretário, vereador Reamilton do Autismo (Podemos); além dos vereadores Seliane da SOS (MDB), Capitã Elizete (PRD) e Cleide Hilário (Republicanos).
SITUAÇÃO ATUAL
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, advogada Danielle Navas, disse que todos os dias acontecem crimes de violência sexual contra crianças. O tenente-coronel Altieri Araújo, do Corpo de Bombeiros, conclamou a sociedade em geral para participar dessa mobilização.
A secretária municipal da Saúde, Eliane Pereira, que participou da elaboração do programa ‘Criança Feliz’, no âmbito nacional, falou sobre as consequências físicas e psicológicas que crianças violentadas levam para o resto da vida. A secretária da Educação, Adriana Vilela, lembrou que é no ambiente escolar que são identificados inúmeros casos de agressão sexual que as crianças sofrem em seus lares.
A ampliação da estrutura de atendimento por parte da Prefeitura foi evidenciada pela secretária de Assistência e Políticas Sociais, Jordana Faria. A titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Aline Lopes comentou que a Polícia Civil é um dos relevantes braços da rede de proteção que atua no município.
PRIMEIRA-DAMA
Visivelmente emocionada, a primeira-dama Carla Lima alertou para que medidas urgentes e concretas de prevenção sejam adotadas, e que não se pode mais apenas remediar quando os casos de abuso já foram consumados. “Uma ação ativa, para evitar o abuso”, disse. E desafiou a todos a identificar as situações que concorrem para o aumento dos abusos. Falou do “abuso virtual”, da dor que consome as famílias atingidas, do aumento dos casos de abusos e condenou a sexualização das crianças.
(Foto – Orisvaldo Pires)