Câmara Municipal reconhece obra literária ‘Afroletramento’, de Edergênio Negreiros Vieira, com tema sobre cultura afro

por Orisvaldo Pires publicado 19/11/2021 13h37, última modificação 19/11/2021 13h37
Câmara Municipal reconhece obra literária ‘Afroletramento’, de Edergênio Negreiros Vieira, com tema sobre cultura afro

Câmara Municipal reconhece obra literária ‘Afroletramento’, de Edergênio Negreiros Vieira, com tema sobre cultura afro

A coleção literária ‘Afroletramento’ motivou a concessão de Moção de Aplauso ao professor Edergênio Negreiros Vieira, em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (19.nov), no Hall da Câmara Municipal de Anápolis. A iniciativa é do vereador João da Luz (DEM). O homenageado é mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias, escritor e poeta.

A obra de Edergênio Negreiros Vieira é direcionado ao ensino fundamental e apresenta informações sobre as origens africanas do povo brasileiro. A coleção já foi adquirida para pelo menos 100 mil alunos pelos municípios do Rio de Janeiro (SC) e Florianópolis (SC), segundo informou o diretor da editora Inteligência Educacional, Frank Boniek.

João da Luz lembrou da luta do homenageado por uma educação de qualidade, voltada à igualdade em todos os sentidos e o respeito à gênese cultural do povo brasileiro. O vereador citou ainda que Edergênio sempre atuou para assegurar políticas públicas voltadas à comunidade afrodescendente.

Frank Boniek explicou que a convivência com Edergênio começou nos tempos do ensino médio, nos movimentos estudantis. Disse que a coleção Afroletramento, entre outros focos, atua no combate ao preconceito e ao racismo. “A editora está estimulada pela importância cultural e a relevância da obra para a formação das crianças, satisfeita com o resultado do projeto”, disse.

O presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Lehi Souto lembrou da luta pela criação da entidade, iniciada há alguns anos, com vistas à promoção da igualdade, “fruto de vários fatores, entre eles o incentivo e a liderança do professor Edergênio”. O conselho foi criado em 3 de novembro de 2021, na gestão do prefeito Roberto Naves (PP).

A construção de grande parte da obra literária de Edergênio Negreiros Vieira aconteceu no ambiente da Biblioteca Municipal Zeca Batista, segundo informou a diretora, Fernanda Bernardes da Costa. Disse que esse é um “momento histórico”. E agradeceu a atenção do prefeito Roberto Naves à biblioteca, “e seu amor aos livros físicos”. Informou que o prefeito promove reforma nas instalações da biblioteca, que vai ampliar a oferta de obras literárias.

Edergênio Negreiros Vieira no início de seu pronunciamento lembrou que o vereador João da Luz foi o primeiro a adquirir seu livro. Nesse momento o parlamentar se levantou e entregou o livro à professora Fernanda Bernardes da Costa, diretora da Biblioteca Municipal Zeca Batista. O homenageado agradeceu o vereador e a Câmara pela moção, assim como o apoio de sua esposa, professor Cristina, que estava entre os convidados.

Ao final o homenageado evidenciou a importância dos livros. “Na biblioteca estão obras de pessoas que nos deixaram saberes. Um país melhor é um país que tem contato com livros. Precisamos de mais livros e menos armas”, disse. A sessão também contou com a presença do ex-vereador André Almeida.

(Foto: Leandro Lage / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)

registrado em: