Câmara Municipal presta homenagem à Apae no Dia Internacional da Síndrome de Down

por marcos — publicado 21/03/2017 13h44, última modificação 21/03/2017 13h44
Câmara Municipal presta homenagem à Apae no Dia Internacional da Síndrome de Down

Câmara Municipal presta homenagem à Apae no Dia Internacional da Síndrome de Down

No Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado neste 21 de março, a Câmara Municipal prestou homenagem à Apae de Anápolis, através da entrega de Certificado de Honra ao Mérito ao presidente da entidade, Hélio Lopes. A iniciativa partiu da vereadora Professora Geli Sanches (PT).

“São mais de 40 países que fazem essa comemoração e o objetivo é chamar a atenção de uma condição que afeta uma a cada 700 pessoas no mundo todo e, infelizmente, ainda é alvo de preconceito”, discursou Professora Geli, que ressaltou ainda o papel da Apae localmente para a mudança dessa realidade, buscando a inclusão social do portador de síndrome de down na cidade.

A vereadora lembrou que as pessoas com down, quando precocemente estimuladas, podem desenvolver potencialidades que garantem sua inclusão, proporcionando autonomia e independência, inclusive econômica. “As crianças com a síndrome precisam ir à escola, de preferência a escola regular, para adquirir o que nós educadores chamamos de competências”, disse Geli.

O vereador Lélio Alvarenga (PSC) também fez uma saudação ao presidente da Apae, ao usar a tribuna da Câmara, salientando que a entidade tem papel fundamental para a inclusão não só de pessoas da cidade de Anápolis, mas de uma grande região de Goiás.

O vereador Leandro Ribeiro (PTB) cumprimentou Hélio Lopes, que ao retornar à presidência da Apae, conseguiu reverter problemas da instituição. “Parabéns a você, doutor Hélio, e a todos os colaboradores da escola. Se não fossem vocês, a Escola Maria Montessori não teria esse potencial”, discursou no pequeno expediente o petebista.

Segundo o vereador Antônio Gomide (PT), o retorno de Hélio à entidade dá mais ânimo e credibilidade à instituição. “Precisamos de vocês para que essa Apae continue sendo considerada a melhor do Brasil, isso em termos de gestão e satisfação dos pais das crianças. Nós da Câmara queremos ser parceiros de vocês”, comentou.

Estiveram na Câmara Municipal também a diretora da Escola Maria Montessori a diretora Valdeci Gonçalves e a coordenadora Renata Araújo, além de professores e alunos da instituição.

Data
Oficialmente estabelecido em 2006 e amplamente divulgado, o Dia Internacional da Síndrome de Down tem por finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta.

Dentre os 365 dias do ano, o “21/3” foi inteligentemente escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia).