Câmara Municipal participa de reunião que define plano emergencial para reorganizar a fiação aérea em Anápolis

por Assessoria do Gabinete — publicado 07/10/2025 21h40, última modificação 10/10/2025 12h01
Câmara Municipal participa de reunião que define plano emergencial para reorganizar a fiação aérea em Anápolis

Câmara Municipal participa de reunião que define plano emergencial para reorganizar a fiação aérea em Anápolis

O vereador Jean Carlos (PL), primeiro secretário da Câmara Municipal, participou, nesta terça-feira (07.out), de reunião no Centro Administrativo Ademar Santillo que definiu medidas concretas para solucionar o problema dos fios e cabos soltos, em desuso ou fora dos padrões técnicos em Anápolis. O encontro contou com a presença do prefeito Márcio Corrêa (PL), do promotor Alberto Francisco Cachuba Júnior, do Ministério Público, além de representantes da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, ANATEL, Equatorial e provedores de internet.

A pauta central da reunião foi a busca de soluções conjuntas para reorganizar a infraestrutura aérea do município, que há anos apresenta riscos à segurança e causa impacto visual negativo na cidade. As deliberações, conduzidas pelo prefeito Márcio Corrêa, resultaram na definição de um plano emergencial de 180 dias, que será executado por meio de uma força-tarefa integrada, envolvendo órgãos públicos e empresas do setor. O plano prevê a limpeza e organização da fiação, com a retirada de cabos soltos e estruturas irregulares, além de ações contínuas de fiscalização em toda a cidade.

Também ficou estabelecida a realização de reuniões mensais entre os órgãos participantes, com o objetivo de acompanhar o andamento das medidas e avaliar os resultados. Outro ponto importante foi a decisão dos 37 provedores de internet legalizados de formar uma cooperativa, que dará origem a uma empresa exclusiva voltada à organização e remoção de cabos, atuando de maneira permanente e coordenada com a Prefeitura.

O prefeito Márcio Corrêa destacou que o trabalho precisa priorizar a ação integrada e o alcance de resultados práticos para a população. Ressaltou ainda que a administração municipal deve atuar com planos e metas exequíveis, mas que realizará um estudo de viabilidade técnica e financeira para a implantação gradual de redes subterrâneas de fiação — uma medida de médio e longo prazo que visa modernizar a infraestrutura urbana e reduzir riscos à segurança.

O vereador Jean Carlos reforçou a importância da união entre os poderes públicos e as empresas do setor, destacando o papel fundamental da Câmara Municipal no acompanhamento das medidas e na formulação de políticas que garantam soluções definitivas. O parlamentar apresentou aos presentes o projeto de lei de sua autoria, que prevê a instalação de fiação subterrânea em novos loteamentos de Anápolis, e defendeu a criação da Frente Parlamentar de Fiação Segura e Limpa, iniciativa da presidente da Câmara, vereadora Andreia Rezende, que conta com a participação de diversos vereadores e tem como missão acompanhar o cumprimento das metas e ações estabelecidas.

Os representantes dos provedores manifestaram apoio às medidas e defenderam o fortalecimento institucional do setor por meio de uma associação que facilite o diálogo com o poder público. A ANATEL e o Ministério Público reafirmaram o compromisso de atuar em conjunto com a Prefeitura e a Câmara Municipal na fiscalização e acompanhamento técnico das ações.

Para o vereador Jean Carlos, a reunião representa um avanço significativo na busca por soluções definitivas para o problema da fiação irregular:

“Essa união de esforços é fundamental para garantir mais segurança, eficiência e modernização à infraestrutura urbana de Anápolis. O resultado virá do trabalho conjunto e da responsabilidade compartilhada entre todos os envolvidos”, destacou o parlamentar.

O vereador Wederson Lopes (UB) também participou da reunião e enfatizou a importância da Equatorial em todo o processo.

“Precisamos do apoio da empresa e, principalmente, de ações efetivas. Quantos profissionais e caminhões serão disponibilizados, por exemplo? Creio que esta reunião foi um passo importante para solucionarmos os problemas”, afirmou.

O vereador Reamilton do Autismo (PODE) também marcou presença no encontro, reforçando o apoio do Legislativo às iniciativas que visam mais segurança e organização urbana para Anápolis.

(Foto - Paulo de Tarso / Prefeitura de Anápolis) 

Gabinete Jean Carlos
Conteúdo de responsabilidade do vereador e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Câmara Municipal de Anápolis.

registrado em: