Câmara Municipal media debate sobre proposta do Estado para criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde para Gerenciamento do SAMU

por Orisvaldo Pires publicado 08/08/2025 23h35, última modificação 11/08/2025 17h18
Câmara Municipal media debate sobre proposta do Estado para criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde para Gerenciamento do SAMU

Câmara Municipal media debate sobre proposta do Estado para criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde para Gerenciamento do SAMU

Numa audiência pública com duração de mais de quatro horas e com a participação de representantes de todos os setores que atuam na rede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com sede em Anápolis, foi debatida, na noite de sexta-feira (8.ago), no Plenário Teotônio Vilela, da Câmara de Anápolis, a proposta do Governo do Estado para a criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde para Gerenciamento do SAMU.

A audiência foi proposta pelo vice-presidente da Câmara, vereador José Fernandes (MDB) e o vereador Policial Federal Suender (PL). Ambos esclareceram que o objetivo da audiência é ouvir todos os segmentos envolvidos, as justificativas técnicas em relação a todos os impactos a serem gerados a partir da criação do Consórcio. Participaram representantes de municípios da Regional Pirineus: Anápolis, Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Gameleira de Goiás.

A atividade teve também a presença do vereador Professor Marcos (PT), 2º secretário da Mesa Diretora. Assim como José Fernandes e Suender, Professor Marcos evidenciou a importância do debate mediado pela Câmara Municipal, também no sentido de amadurecer os posicionamentos, assegurar direitos adquiridos e lutar por uma saúde pública de qualidade.

Participaram ainda da audiência o comandante do Corpo de Bombeiros de Anápolis, tenente-coronel Altieri Araújo de Oliveira [que destacou a parceria de 20 anos dos Bombeiros com o Município, no atendimento do SAMU]; o Sindicato dos Enfermeiros de Goiás, Conselho Estadual de Saúde, Associação do SAMU de Goiânia e de Goiás, do Sindicato dos Médicos de Anápolis, e do Conselho Municipal de Saúde. Os debates foram acompanhados pela Assessora de Promotoria e a secretária do Ministério Público, Rafaela Boaventura e Raíssa Martins.

Entre os que usaram a palavra: o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e enfermeiro do SAMU, Jean Pierre da Silva; o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Jonas Alves da Silva Neto; o deputado federal Rubens Otoni (PT); e a secretária municipal de Saúde, Eliane Pereira dos Santos.

A argumentação técnica sobre o Consórcio foi feita pelo subsecretário de Políticas e Ações em Saúde [Secretaria Estadual de Saúde], Luciano de Moura Carvalho, e pela superintendente de Regionalização da SES, Érika Lopes Rocha Batista.

Na fase final da audiência, o vereador José Fernandes disse aos presentes que os debates vão continuar. Estudos e avaliações internas devem ocorrer, com a participação da Prefeitura, da Câmara, da Secretaria Estadual da Saúde, representantes de conselhos e associações que representam profissionais do setor, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, servidores do SAMU e demais representações populares. O projeto, após finalizado, deve ser apreciado em plenário pelos vereadores. O Executivo precisa da autorização legislativa para, caso assim entenda, aderir ao Consórcio.

_(Foto – Allyne Laís)_

registrado em: