Câmara Municipal media diálogo entre a Associação de Diabéticos e a Secretaria de Saúde

por Fernanda Morais publicado 21/03/2022 16h55, última modificação 21/03/2022 22h11

Em menos de uma semana, o presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereador Leandro Ribeiro (PP), se reuniu duas vezes com representantes da Associação dos Diabéticos de Anápolis, entre eles o presidente do grupo, Hebert Melo.

No dia 15 de março, os integrantes da associção buscaram apoio do Legislativo para soluções de demandas da entidade e dos seus assistidos.

Assim, na tarde desta segunda-feira (21.mar), o presidente convidou para reunião a diretora de Assistência Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Bárbara Sousa.

Na abertura da reunião o presidente Leandro Ribeiro antecipou que, desde quando eleito vereador trabalha para a viabilização de um Centro de Triagem de Diabéticos e que o prefeito Roberto Naves (PP), vai colocar a proposta em prática.

O presidente explicou que o chefe do Executivo vai doar área para construção do Centro de Triagem que contará com emendas de seu mandato parlamentar para execução do projeto. A expectativa é que sejam investidos R$ 1 milhão na iniciativa.

Durante a conversa, o presidente da Associação dos Diabéticos apresentou uma pauta de reivindicações do grupo.

Entre os pedidos principais está o credenciamento de médicos especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS), como endocrinologistas e ainda psicólogos.

Hebert Melo também pontuou dificuldades de conseguir atendimento e informações por telefone nas ligações direcionadas as unidades de saúde, melhorias no atendimento da farmácia para aquisição de medicamentos como a insulina e insumos, substituição dos aparelhos que realizam a testagem de glicemia e ainda a revisão no protocolo de dispensação de análogos de insulinas.

O presidente da associação reconheceu avanço no suporte de atendimento aos pacientes durante a gestão do prefeito Roberto Naves (PP), mas que o grupo está sempre em busca de melhorias para garantir assistência e qualidade de vida aos diabéticos credenciados no SUS.

A diretora de Assistência Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Bárbara Sousa recebeu a pauta de reivindicação e disse que as medidas que dependerem apenas de gestão da Saúde local  serão analisadas para ver as demandas possíveis de resolutividade a curto prazo. Outras, segundo  explicou Bárbara, tratam-se de protocolos que devem ser seguidos por conta da burocracia que envolve o serviço público.

Bárbara explicou que o Executivo tem um credenciamento de médicos em aberto, mas, de fato, encontram dificuldades para o preenchimento das vagas. Como exemplo ela citou o casos dos endocrinologistas “São nove vagas disponíveis, mas ainda não apareceram interessados”, concluiu.

 

registrado em: