Câmara Municipal faz homenagem aos profissionais da segurança privada
Pelo quinto ano consecutivo a Câmara Municipal de Anápolis homenageou os profissionais da segurança privada e vigilantes, durante sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (18.jun). A iniciativa é do vereador Policial Federal Suender (PL). Foram representadas na solenidade as principais empresas que atuam nesta área da segurança.
Suender lembrou que pelo menos doze empresas de segurança privada atuam em Anápolis, devidamente homologadas. E que prestam mais de 30 serviços orgânicos de segurança. “Além de gerar muitos empregos, renda e dar visibilidade à segurança”, disse.
O vereador também fez um balanço das ações de seu gabinete em benefício dos profissionais da vigilância privada, com a criação de políticas públicas voltadas à esta categoria. Em especial, citou o projeto aprovado esta semana, que reconhece os vigilantes privados como atividade de risco.
Segundo ele, há também outro projeto de sua iniciativa, em tramitação nas comissões da Câmara, que estabelece integração entre a segurança privada e a segurança pública em geral. Essa situação, acredita Suender, amplia a capacidade da segurança pública no combate à criminalidade.
A sessão solene contou com a presença de dezenas de profissionais da vigilância privada e de outras instituições, entre elas a Policial Federal Zilbernik, esposa do vereador do PL, e Pablo Ferreira, profissional da vigilância privada e assessor parlamentar de Suender. Henrique César, que atua na área, disse que o vigilante privado tem grande relevância para a segurança dos cidadãos. “Eles são o para-choque da segurança pública e devem ser valorizados”, disse.
Frank Pires, instrutor de segurança privada, também entende que este setor complementa a segurança pública. Lembrou que os profissionais são qualificados e têm a Polícia Federal como órgão controlador e fiscalizador. “Nós, na condição de formadores, cumprimos todas as etapas no processo de formação, instrução de alto nível, e credenciamento. Tem também o lado psicológico”, avaliou.
(Foto – Gutto Neves)